Família de político morto em queda de helicóptero da PMSC em 1999 será indenizada
09 de novembro de 2013 6min de leitura
09 de novembro de 2013 6min de leitura
Acidente com secretário de Segurança Pública ocorreu há 14 anos. Filhos receberão R$ 200 mil; já a viúva será indenizada em R$ 300 mil.
A viúva e os filhos do promotor de justiça Luiz Carlos Schmidt de Carvalho, morto em um acidente de helicóptero em 1999 no município de Tijucas, serão indenizadas com o valor de R$ 500 mil pelo Estado. Na época do acidente, Luiz Carlos ocupava o cargo de secretário estadual de Segurança Pública de Santa Catarina. A decisão da 2ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça foi unânime.
Na ação original, o juiz Luiz Antônio Zanini Fornerolli concedeu indenização de R$ 500 mil para a viúva e filhos e negou os pedidos de lucros cessantes e uma segunda pensão que haviam sido pedidos. Porém, o Tribunal de Justiça reduziu o valor de de R$ 300 mil para R$ 200 mil aos filhos, mas manteve o valor para a viúva.
Luiz Carlos Schmidt de Carvalho, tinha 46 anos quando sofreu o acidente de helicóptero na localidade de Morretes, em Tijucas, a 40 km da capital Florianópolis ao avião colidir com um morro. Ele fazia o trajeto Joinville/Navegantes/Florianópolis. O acidente em 10 de julho de 1999 matou também o piloto, comandante do grupamento aéreo da Polícia Militar, tenente-coronel Dárcio José Maiochi, 48 anos, e o co-piloto, segundo-tenente Alan Vargas Guimarães, 26 anos.
Na apelação, o desembargador João Henrique Blasi confirmou a responsabilidade civil do Estado, baseado no relatório do Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Conforme o documento, o piloto não possuía habilitação para voo por instrumentos e experiência para voos noturnos. A aeronave envolvida no acidente não possuía também a liberação para fazer o voo.
O G1 entrou em contato com o governo do Estado, que diz que a Procuradoria Geral do Estado não havia sido intimada da decisão do Tribunal de Justiça até a noite desta quarta-feira (6). Após ter ciência formal do conteúdo da decisão, a Procuradoria vai avaliar a possibilidade de recorrer da decisão.
Fonte: G1 SC
Nota do site:
Resumo do acidente em questão
10 JUN99 – Governo do Estado de Santa Catarina (alienado à Superjet Aerotáxi Ltda.) – AS-350BA (Esquilo) – PT-YPF
O helicóptero, transportando o Secretário de Segurança Pública do Estado de Santa Catarina e mais dois policiais militares (um deles o piloto), decolou de Navegantes – SC (SBNF), às 22:51 h, com destino a Florianópolis – SC (SBFL). O piloto era habilitado para a aeronave, mas não para vôo IFR, assim como a aeronave também não estava homologada para este tipo de operação. Próximo ao município de Tijucas – SC, enfrentando nevoeiro, a aeronave colidiu com o esqui direito contra o solo e, após arrastar-se por cerca de 10 metros, chocou também o rotor principal, capotando. Os três ocupantes faleceram no local e o helicóptero teve perda total.
Recomendações de Segurança de Voo emitidas pelo CENIPA em decorrência do acidente
Número da RSV: 147/B/02
Destinatário: SERAC-1
Recomendação: Orientar as respectivas Polícias Militares que operem aeronaves para que solicitem vagas, para os seus comandantes de Grupamentos Aéreos e congêneres, ao Estado-Maior da Aeronáutica para a realização do Estágio de Gerenciamento Avançado da Prevenção a ser realizado no CENIPA no ano de 2003.
Número da RSV: 147/B/02
Destinatário: SERAC-2
Recomendação: Orientar as respectivas Polícias Militares que operem aeronaves para que solicitem vagas, para os seus comandantes de Grupamentos Aéreos e congêneres, ao Estado-Maior da Aeronáutica para a realização do Estágio de Gerenciamento Avançado da Prevenção a ser realizado no CENIPA no ano de 2003.
Número da RSV: 147/B/02
Destinatário: SERAC-3
Recomendação: Orientar as respectivas Polícias Militares que operem aeronaves para que solicitem vagas, para os seus comandantes de Grupamentos Aéreos e congêneres, ao Estado-Maior da Aeronáutica para a realização do Estágio de Gerenciamento Avançado da Prevenção a ser realizado no CENIPA no ano de 2003.
Número da RSV: 147/B/02
Destinatário: SERAC-4
Recomendação: Orientar as respectivas Polícias Militares que operem aeronaves para que solicitem vagas, para os seus comandantes de Grupamentos Aéreos e congêneres, ao Estado-Maior da Aeronáutica para a realização do Estágio de Gerenciamento Avançado da Prevenção a ser realizado no CENIPA no ano de 2003.
Número da RSV: 147/B/02
Destinatário: SERAC-5
Recomendação: Orientar as respectivas Polícias Militares que operem aeronaves para que solicitem vagas, para os seus comandantes de Grupamentos Aéreos e congêneres, ao Estado-Maior da Aeronáutica para a realização do Estágio de Gerenciamento Avançado da Prevenção a ser realizado no CENIPA no ano de 2003.
Número da RSV: 147/B/02
Destinatário: SERAC-6
Recomendação: Orientar as respectivas Polícias Militares que operem aeronaves para que solicitem vagas, para os seus comandantes de Grupamentos Aéreos e congêneres, ao Estado-Maior da Aeronáutica para a realização do Estágio de Gerenciamento Avançado da Prevenção a ser realizado no CENIPA no ano de 2003.
Número da RSV: 147/B/02
Destinatário: SERAC-7
Recomendação: Orientar as respectivas Polícias Militares que operem aeronaves para que solicitem vagas, para os seus comandantes de Grupamentos Aéreos e congêneres, ao Estado-Maior da Aeronáutica para a realização do Estágio de Gerenciamento Avançado da Prevenção a ser realizado no CENIPA no ano de 2003.
Número da RSV: 148/B/02
Destinatário: SERAC-5
Recomendação: Elaborar um DIVOP a fim de divulgar os ensinamentos colhidos nesta investigação para todas as empresas e escolas que operam helicópteros.
Número da RSV: 148/B/02
Destinatário: SERAC-5
Recomendação: Realizar uma Vistoria de Segurança de Vôo Especial no Grupamento Aéreo da Polícia Militar de Santa Catarina, visando verificar a situação operacional e o cumprimento das Recomendações de Segurança de Vôo contidas neste relatório.
Número da RSV: 141/B/02
Destinatário: PMSC
Recomendação: Determinar que todos os tripulantes do Grupamento Aéreo sejam alertados quanto à necessidade de se manter em condições de vôo estritamente visuais quando realizando vôos visuais noturnos, dando ampla divulgação deste relatório.
Número da RSV: 142/B/02
Destinatário: PMSC
Recomendação: Solicitar ao CENIPA, através do Estado-Maior da Aeronáutica, vaga no Estágio de Gerenciamento Avançado da Prevenção para o comandante do Grupamento Aéreo, a ser realizado em 2003.
Número da RSV: 143/B/02
Destinatário: PMSC
Recomendação: Determinar ao Grupamento Aéreo a elaboração de um programa de treinamento que permita a padronização e uma adequada ascensão operacional de seus tripulantes.
Número da RSV: 144/B/02
Destinatário: PMSC
Recomendação: Determinar aos seus pilotos que considerem em seus planejamentos a possibilidade real de se alternar o destino, quando condições adversas não permitirem a continuidade do vôo em segurança, conforme estabelecem as regras de tráfego aéreo.
Número da RSV: 145/B/02
Destinatário: PMSC
Recomendação: Certificar-se de que sejam adotados, no Grupamento Aéreo, critérios de supervisão que permitam melhor difusão da doutrina de Segurança de Vôo a seus tripulantes, no que concerne à obediência às regras de tráfego aéreo, além de aspectos relacionados ao vôo visual noturno e à influência da fadiga e das variáveis psicológicas na atividade aérea.
Número da RSV: 146/B/02
Destinatário: PMSC
Recomendação: Determinar que sejam criados mecanismos internos no Grupamento Aéreo que assegurem que a experiência dos pilotos, nos diversos tipos de vôos, seja considerada para a escala das tripulações.
Fonte: CENIPA
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