Falcão 05 do Samu Alagoas leva adolescente para transplante de medula no Rio Grande do Norte
25 de novembro de 2017 1min de leitura
25 de novembro de 2017 1min de leitura
Alagoas – A vida do adolescente P.B.S., 17 anos, foi salva pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que o transportou da Santa Casa de Maceió até o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. O transporte foi feito pelo Samu Aeromédico, para que o paciente seja submetido a um transplante de medula óssea, devido a uma leucemia mieloide aguda.
O paciente estava internado desde maio passado na Santa Casa de Maceió, realizando o tratamento contra a doença. De acordo com o coordenador médico do Samu, Maxwell Villaça, o paciente não poderia ir de avião por causa da pressurização e nem de ambulância, em razão do tempo que iria ficar sem tomar plaquetas.
Leucemia mielóide aguda
Segundo hematologistas, a leucemia mielóide aguda é um câncer das células brancas do sangue, conhecidas como leucócitos, que começa na medula óssea e se espalha para outras partes do corpo. De origem, na maioria das vezes, desconhecida, se inicia na medula óssea e geralmente invade o sangue periférico.
Ela se caracteriza pela rápida proliferação de células anormais e malignas, conhecidas como blastos, que não amadurecem, não desempenham sua função e, ainda, se acumulam na medula óssea, interferindo na produção normal de outras células sanguíneas.
“Daí a importância de se transportar rapidamente o paciente para um hospital especialista no agravo da doença”, salientou o coordenador médico do Samu.
Na chegada do paciente em Natal, foi fundamental o apoio da equipe do Samu local, que transportou o adolescente adequadamente e de acordo com o que estabelece as normas de segurança e os protocolos do Ministério da Saúde.
Fonte: Agência Alagoas, por Arnaldo Santtos.
Enviar comentário