Pernambuco –  Um roubo a duas agências bancárias no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, na madrugada de quinta-feira (2) movimentou a Polícia Militar, Polícia Civil e o Grupamento Tático Aéreo.

Por volta das 3h40, a polícia recebeu informações sobre tiros disparados nas proximidades das agências do Itaú e do Banco do Brasil, no Centro do Cabo de Santo Agostinho. Equipes da Polícia Militar foram as primeiras a chegar ao local, seguidas do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi), da Radiopatrulha e de outras unidades policiais. Ao todo, 150 PMs estiveram envolvidos na ocorrência.

IMG-20170302-WA0002

O helicóptero Falcão 01 do GTA foi acionado para prestar apoio aos policiais em solo e ajudar na localização dos assaltantes. Seguindo orientações Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), a equipe do Falcão 01 localizou uma guarnição da PM na BR 101 com os reféns e já na primeira busca nas estradas vicinais a equipe localizou dois veículos abandonados pelos marginais que estavam em fuga.

A equipe do helicóptero permaneceu nas buscas pelo canavial e seguiram sentido município de Moreno. A aproximadamente 3,5 quilômetros da BR 232, a equipe do Falcão 01 avistou três veículos em comboio nas estradas de terra em um canavial. Ao perceberem a presença da aeronave passaram a desenvolver velocidade.

Inicialmente, um veículo preto separou-se do comboio seguindo em estrada que liga a BR 232, sentido igreja do Engenho Moreno.

Neste momento, com receio de que houvessem reféns embarcados, a equipe do helicóptero acompanhou os dois veículos de cor branca, que acabaram separando as rotas e empreenderam fuga em maior velocidade.

IMG-20170302-WA0003

Ao tentar interceptar os veículos em fuga foram percebidos pela equipe disparos contra a aeronave. No confronto, os dois veículos pararam dentro do canavial e os marginais desembarcaram e tentaram fugir.

A equipe da aeronave realizou a contenção dos assaltantes até a chegada do reforço. Os integrantes da quadrilha são de estados como Pernambuco, Alagoas, Acre e Rio Grande do Norte. Ao todo seis marginais morreram no confronto e quatro foram presos. Os presos foram levados para prestar depoimento no Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri) e vão responder pelos crimes de organização criminosa, roubo qualificado, uso de arma de fogo, concurso de pessoas e restrição da liberdade.

Foram apreendidos três fuzis (capazes de derrubar aeronaves e de perfurar carros blindados), uma espingarda, uma metralhadora, seis pistolas e dois revólveres, além de munições de diversos calibres. A polícia também apreendeu oito celulares, coletes à prova de balas, carregadores de armas, materiais para curativos e três carros utilizados durante a fuga dos envolvidos na ação.

Falcão 01 apoia operação policial que resultou na prisão de assaltantes de banco em Cabo de Santo Agostinho

Com informações de G1 e GTA/PE –  “Voar para Proteger e Salvar”