Espanha – A SEILAF é uma plataforma tecnológica inovadora que apresenta soluções de treinamento, capacitação e pesquisa na área de formação aeronáutica e combate a incêndios

A multinacional de TI e o grupo Aeronáutico assinaram um acordo para gerenciar e explorar de forma conjunta a Central de Simulação de Combate a Incêndios (SEILAF), situada nas instalações que a empresa de Andaluzia tem no Parque Aeronáutico de Sevilla, Aerópolis. Com esta aliança busca-se potencializar o uso destas instalações e transformá-las em referência internacional na formação, capacitação, treinamento e ensaio dos profissionais e pilotos envolvidos nas tarefas de extinção de incêndios florestais.

SEILAF

Para melhorar a gestão da central, a Faasa se concentrará em ministrar os cursos de especialização e realizar o trabalho comercial enquanto a Indra, por sua vez, se encarregará de operar os sistemas de última geração com os quais a central conta e de sua manutenção. Deste modo, será garantido aos usuários da central o melhor serviço possível.

A Central de Simuladores, denominada SEILAF, foi desenvolvida a partir de uma plataforma tecnológica que permite o treinamento, a formação e a pesquisa na área de voo e o combate a incêndios florestais, utilizando para tal as últimas tecnologias em simulação distribuída, aeronáutica, meteorológica e de comportamento do fogo. Tudo isso transforma a SEILAF em uma das centrais mais avançadas que existem na Europa neste momento.

A SEILAF está integrada por três simuladores, que podem agir de forma individual ou conectados entre si. Um deles é um helicóptero Bell 412 que recentemente recebeu a autorização e certificação por parte da Agência Espanhola de Segurança Aérea (AESA), para a formação e treinamento de pilotos de helicópteros.

A plataforma é completada por um Simulador de Coordenação de Meios Aéreos, outro de Direção Técnica de Extinção e por último, um cargo de instrutor, que é capaz de estabelecer os exercícios desta plataforma tecnológica. O sistema permite desenvolver programas de formação específicos para o treinamento de pilotos de helicópteros, coordenadores de meios aéreos, técnicos de extinção ou responsáveis pela coordenação e gestão de um dispositivo perante um incêndio florestal. SEILAF é o primeiro simulador do mundo concebido para a formação e capacitação na área de combate a incêndios e a emergência.

A Central de Simulação está situada sobre uma parcela de 4.500 m2, ocupa mais de 600 m2 e é o resultado de um programa iniciado no ano 2009. Desenvolvido pela Indra, durante a fase de projeto contou com a colaboração de instituições públicas e privadas, como CITIC, FADA – CATEC, a Universidade de Córdoba e a própria FAASA.

Na área da simulação, a Indra desenvolveu mais de 200 simuladores, para clientes em 24 países. A empresa fornece sistemas de simulação a clientes tão exigentes como a US Navy, o Ministério de Defesa Britânico, Airbus Military, Eurocopter e Agusta Westland, entre outros.

Fonte: Indra