FAA nega aumento de peso para o Bell 429
28 de agosto de 2012 5min de leitura
Apesar de aprovações no Canadá e em vários países ao redor do mundo, a FAA não fará concessão para a Bell de uma isenção regulamentar para um aumento de peso bruto máximo de 500 pounds para o Bell 429.
Em um revés significativo para a Bell Helicopter, o Federal Aviation Administration (FAA) americano negou o seu pedido de isenção regulamentar que teria aumentado o peso máximo de decolagem (PMD) dos helicópteros Bell 429 de 7.000 (3.175 kg) para 7.500 pounds (3.400kg).
A Bell Helicopter Textron Canada Ltda apresentou o pedido para a FAA no início deste ano depois de receber uma isenção semelhante da Transport Canada Civi l Aviation (TCCA). A TCCA aprovou para o Bell 429 o aumento de peso bruto máximo de 7.500 pounds – 500 pounds acima do peso limite regulamentar para asas rotativas categoria normal – com base em testes de voo.
Na época, Larry Roberts, vice-presidente sênior de Negócios Comerciais Bell Helicopter, disse à Vertical, “Fora do limite de certificação anterior em 7.000 pounds, todos os dados dos testes indicaram que o Bell 429 não sofria restrições técnicas, aumentando o peso bruto para 7.500 pounds. “Desde a decisão da TCCA, em janeiro deste ano, 12 novos países aprovaram o aumento do peso máximo bruto, mais recentemente, a Tailândia.”
Em sua petição à FAA, a Bell Canadá afirmou que o limite de peso iria permitir que os operadores transportassem mais combustível e equipamentos adicionais, incluindo equipamentos de segurança, tais como sistemas avançados de aviso de proximidade do solo (EGPWS) e consciência terreno-helicóptero e sistemas de alerta (HTAWS). Ele afirmou que o aumento de peso de 500 pounds solicitado daria mais oportunidades para operadores sob as regras IFR, aumentando ainda mais a segurança.
O fabricante também afirmou que o nível de segurança do Bell 429, que foi certificado como um normal de asas rotativas categoria Aviação dos EUA sob os regulamentos federais 14 CFR PART 27, está suficientemente avançada que em alguns casos ultrapassa 14 CFR PART 29, categoria transporte, requisitos de projeto de helicópteros.
Em sua decisão, no entanto, o FAA não encontrou nenhuma razão convincente para a segurança de uma isenção. Ele declarou: “Enquanto a FAA concorda que o nível de segurança pode ser reforçada com a instalação de equipamentos certificados aprovados para o Bell 429, a FAA não concorda que isso pode ou deve ser feito através da concessão de uma isenção geral da aplicabilidade da PART 29 para um helicóptero pesando mais de 7.000 pounds. Atualmente, helicópteros que excedem 7.000 pounds são esperados para atingir os níveis mais elevados de segurança prescritos pela PART 29. Para permitir que um helicóptero possa ser certificado em um peso maior do que o permitido pelos regulamentos mina a própria filosofia que tem servido a comunidade da aviação dos Estados Unidos desde o início”
De acordo com a FAA, a maioria dos comentários sobre a petição foram de operadores de Bell 429 ou aqueles associados com o produto, que enviaram comentários a favor do aumento de peso. Referindo-se a estes, a FAA afirmou em sua decisão, “Enquanto nós apreciamos as submissões, os comentários de não ter fornecido [razão] suficiente para suportar o benefício da segurança global da isenção solicitada.” Entre os comentários que se opõem à isenção estão outros fabricantes helicópteros, uma estrangeira produtora de helicópteros PART 29 e da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA).
Opondo aos comentários incluídos aos argumentos que a aprovação da isenção seria um “favor especial” para a Bell, em detrimento de outros fabricantes, resultando em concorrência desleal, e que a isenção seria “um ataque à FAA atual e certificação de tipo da EASA harmonizada e padrões de aeronavegabilidade “e que também “comprometem os objetivos de segurança padrões de aeronavegabilidade distintas entre as PARTs 27 e 29. “O FAA concordaram que um aumento no PMD para o Bell 429” iria apresentar para os operadores de Bell 429 e aos seus clientes com uma vantagem econômica sobre o PART 27 concorrentes, já que seus concorrentes estão limitados a um PMD 7.000 pounds. Helicópteros comparáveis a uma classe de peso semelhante que cumprem a parte 29 certificados também seria uma desvantagem, uma vez que eram obrigados a atender os requisitos de certificação da PART 29. ”
A decisão fez com que “a FAA emitisse um aviso no futuro para procurar a entrada do público para determinar se 7.000 pounds é o correto para PART 27. Além disso, vamos procurar determinar se os parâmetros atuais (ou seja, peso máximo e o número de lugares de passageiros) são as adequadas para o futuro, ou se qualquer outro critério pode ser mais significativo para estabelecer os objetivos de segurança para os requisitos de aeronavegabilidade de helicópteros. Nós também iremos acolher inteiramente novas idéias e conceitos, se aqueles são suportados pelo consenso da comunidade de helicópteros. ”
Comentando sobre a decisão da FAA, porta-voz de Bell Susan Gordon disse Vertical, “O Bell 429 é limitada por regulamento, não capacidade. Depois de uma ampla avaliação técnica dos requisitos de segurança e operacionais, dos Transportes do Canadá – a autoridade de certificação para a aeronave e um parceiro bilateral com a FAA – operação aprovada do Bell 429 a 7.500 pounds. Resultados da TCCA, que incluíram testes de voo, terra e análise de engenharia, foram compartilhadas com a FAA. ”
Ela continuou: “Embora a decisão da FAA é decepcionante, Bell Helicopter continua confiante no futuro do Bell 429, tanto os EUA e globalmente, sobretudo porque o número de países que aceitam a IGW [aumento do peso bruto] continua a crescer. Nosso plano de negócios é baseada na resposta do cliente notável para o Bell 429, conforme certificado não, o benefício incremental do IGW. Nós solicitamos uma reunião com a FAA para discutir a sua decisão.”
Para ler a decisão da FAA na íntegra, clique aqui .
Fonte: Vertical, tradução e adaptação Piloto Policial.
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