A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) certificou a capacidade de voo por instrumentos (IFR) do helicóptero Airbus H125. Essa certificação permite que o H125 opere em condições meteorológicas adversas, aumentando sua versatilidade e segurança operacional.
O H125 é um helicóptero monomotor leve amplamente utilizado em diversas missões, como serviços médicos de emergência, operações policiais e transporte de passageiros. As primeiras entregas da versão certificada IFR estão previstas para ainda este ano, diretamente da linha de montagem da Airbus Helicopters em Columbus, Mississippi. O novo recurso, desenvolvido em parceria com a Genesys Aerosystems da Moog, inclui um cockpit atualizado, um novo piloto automático e sistemas hidráulicos e elétricos redundantes.
Com as capacidades IFR, os pilotos poderão operar o helicóptero com maior segurança em condições de baixa visibilidade e clima adverso, graças à avançada tecnologia de aviônica e ao piloto automático. O sistema proporciona uma consciência situacional aprimorada e reduz a carga de trabalho dos pilotos durante as operações, mantendo as características que transformaram o H125 no líder indiscutível do segmento de helicópteros leves monomotores, notório por sua potência, segurança, versatilidade e manobrabilidade.
“Ao adicionar essa funcionalidade a um helicóptero leve monomotor, a Airbus Helicopters possibilita que os operadores realizem operações complexas com custos operacionais reduzidos. Esse novo recurso IFR expandirá as capacidades de missão do helicóptero em todas as condições climáticas, especialmente para missões críticas, como serviços públicos – incluindo aplicação da lei, serviços médicos de emergência e treinamento de pilotos –, que estão em alta demanda mundialmente, particularmente na América do Norte”, afirmou Jérome Ronssin, chefe do Programa de Helicópteros Leves da Airbus Helicopters.
Atualmente, mais de 4.300 helicópteros da família H125 estão em operação em todo o mundo, enfrentando condições exigentes. O H125 é o líder absoluto de mercado na categoria de helicópteros monomotores intermediários, com uma participação de mercado de aproximadamente 80% em 2024. Nesse mesmo ano, a família Esquilo celebrou 40 milhões de horas de voo e 50 anos desde o seu voo inaugural.
A aeronave é atualmente fabricada no sul da França, nos EUA e também no Brasil, através da subsidiária da Airbus, a Helibrás, que fica em Itajubá, Minas Gerais. O H125 Esquilo é líder de vendas por décadas no mercado brasileiro.
Com informações da Airbus
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