Ex-comandante do CIOPAer, coronel Henrique Santos assume subchefia do EM da PM do Mato Grosso
09 de outubro de 2017 1min de leitura
09 de outubro de 2017 1min de leitura
Mato Grosso – O coronel Henrique Correia da Silva Santos, 36, assumiu na tarde de quarta-feira (04.10), em solenidade no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG), a Subchefia de Estado Maior Geral da Polícia Militar. Empossado pelo comandante-geral, coronel Marcos Vieira da Cunha, Henrique substitui o também coronel Jonildo José de Assis que, por sua vez, tomou posse como secretário de Integração Operacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).
O novo subchefe (ou comandante-adjunto) ingressou na Polícia Militar mato-grossense em 1995, por meio de concurso público para o Curso de Formação de Oficiais (CFO). É piloto policial e por longo período comandou o Centro Integrado de Operações Aérea (CIOPAer).
Além da experiência e conhecimento técnico em operações aéreas de policiamento, socorro e resgate, o coronel Henrique também atuou em outras áreas da PM. Comandou, entre outras, a Companhia de Chapada dos Guimarães, entre 1998 e 1999, e o Batalhão de Trânsito, em 2005.
Para ocupar a Subchefia, Henrique deixou o Comando Especializado (Cesp), divisão da Polícia Militar responsável pelo comando dos Batalhões Bope, Rotam, Trânsito, Ambiental e Cavalaria.
Ao dar as boas-vindas ao seu novo adjunto, o coronel Cunha disse que o escolheu pelo conhecimento e capacidade técnica e operacional. “Acredito no seu trabalho”, pontuou. Ao sucedido, coronel Assis, Cunha externou seus agradecimentos e enumerou o comprometimento com a função e a capacidade técnica como algumas de suas referências profissionais.
O secretário de Segurança, Gustavo Garcia, elogiou o empenho e a importância de toda a Polícia Militar na redução da criminalidade. Garcia observou que os índices divulgados nesta quarta-feira são o resultado do planejamento operacional, análise criminal, serviço de inteligência e integração das forças de Segurança. Homicídios, por exemplo, reduziram em média 12% no Estado, sendo que em Cuiabá apresentou queda de 34% e de 55% em Várzea Grande.
Além do secretário Gustavo Garcia, outras autoridades civis prestigiaram a troca de comando, entre elas a diretora da Politec, Alessandra Paiva Puertas, e o presidente do Detran, Arnon Osni.
Alecy Alves | PM-MT.
Enviar comentário