Estudo sobre as ferramentas adequadas para o processo de identificação de perigos segundo a estrutura de SGSO
13 de agosto de 2016 2min de leitura
13 de agosto de 2016 2min de leitura
David Tolentino Castro, mecânico de manutenção aeronáutica da Helibras e formando do Curso de Ciências Aeronáuticas da Universidade do Sul de Santa Catarina, elaborou como projeto final da faculdade um trabalho sobre o Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO) e a NBR 31010/2012. A professora Patricia Fontanella da UniSul foi sua orientadora. Confira o trabalho:
David Tolentino teve o Trabalho de Conclusão de Curso solicitado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para divulgação e implantação no setor de aeronavegabilidade da Agência.
“Escolhi esse tema porque ainda buscamos no meio aeronáutico amadurecer e estruturar raízes para que o novo sistema de gerenciamento da segurança operacional possa ser completamente efetivo e aplicado de forma eficaz. Acredito que todos os envolvidos no setor da aeronáutica contribuem para o bem comum e a segurança de voo.”, disse David Tolentino.
Durante seu estudo, abordou o Gerenciamento de Risco à Segurança Operacional, com base em estudos da ICAO. Entendendo que o meio aeronáutico possui a capacidade de gerar novas tecnologias e, ao mesmo tempo, transformar ambientes e situações em grande velocidade, escolheu duas ferramentas que a NBR fornecia para desenvolver o projeto: a análise da confiabilidade humana (ACH) e a manutenção centrada em confiabilidade (MCC).
“A ACH possui a capacidade de avaliar as influências do erro humano no sistema, como também trata do impacto de pessoas sobre o desempenho do sistema. E a MCC é uma ferramenta que identifica as políticas a serem implantadas para o gerenciamento de falhas, desenvolvendo a segurança, a disponibilidade e a economia para os serviços realizados pelas empresas ou órgãos de aviação” disse David Tolentino. Considerado de grande valia, o TCC está agora em estudo na ANAC.
Na Helibras, a gerência de segurança operacional já implantou o SGSO no Centro de Treinamento e agora está em fase de implantação do sistema na área de manutenção da empresa, na qual será utilizado o trabalho do Tolentino e as iniciativas de apoio e melhoria da segurança, como ações e pesquisas voltadas ao tema, são muito valorizadas pela empresa.
Enviar comentário