Estudo e Proposição de Indicadores de Gestão Operacional para o GRPAe/SP
10 de dezembro de 2018 2min de leitura
10 de dezembro de 2018 2min de leitura
ALEXANDRE JOSÉ GOMES
Ten Cel PMESP
Tese apresentada no Departamento de Pós-Graduação da Academia de Polícia Militar do Barro Branco como parte dos requisitos para a aprovação no Doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública.
RESUMO
A presente tese realiza um estudo sobre a gestão da aviação da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), com o objetivo de apresentar metas e indicadores operacionais a serem atingidos, visando a melhorar a gestão operacional do Grupamento de Radiopatrulha Aérea (GRPAe), otimizando a aplicação de recursos e potencializando a capacidade organizacional de prestação de serviços à PMESP e à sociedade.
Para tanto, faz uma abordagem sobre o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade, adotado pela PMESP, bem como acerca do Prêmio Polícia Militar da Qualidade (PPMQ). Destaca as participações do GRPAe nos PPMQs de 2003, 2006 e 2009, citando alguns dos principais indicadores que foram apresentados nos respectivos Relatórios de Gestão.
Trata, também, do Plano de Comando da PMESP 2018-2019 e do Plano Diretor do GRPAe 2018-2019, os quais definiram objetivos táticos, indicadores e metas.
No mais, apresenta a estrutura organizacional do GRPAe e as suas Bases de Radiopatrulha Aérea, e explana como são realizadas a gestão operacional e a distribuição das horas de voo.
Com a finalidade de identificar como é feita a gestão operacional de outras Unidades Aéreas Públicas do Brasil, é analisado o resultado de uma pesquisa dirigida a esses órgãos. No que se refere à metodologia, trata-se de um estudo descritivo, em que foi empregado o método hipotético-dedutivo, com o uso de pesquisas bibliográfica, documental e de campo, a partir da consulta dos materiais publicados sobre o assunto, das normas pertinentes e das Organizações Aéreas de Segurança Pública das demais unidades federativas brasileiras, realizando-se abordagens qualitativa e quantitativa de dados e informações sobre o tema.
Diante de todo o estudo, são apresentados indicadores de desempenho para o GRPAe, para utilização de maneira complementar àqueles definidos no Plano Diretor da Unidade.
Além da proposição de indicadores de desempenho, conclui-se que as hipóteses são válidas, o que pode ser comprovado pelos resultados favoráveis apresentados, reforçando a necessidade de se ter uma gestão baseada em indicadores de desempenho e nos fundamentos da Qualidade.
Acesse no link abaixo a tese na íntegra
Enviar comentário