Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, veicular anúncios ou conteúdo personalizado e analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceitar tudo", você concorda com nosso uso de cookies.
Preferências de Consentimento
Usamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.
Os cookies categorizados como "Necessários" são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para habilitar as funcionalidades básicas do site....
Sempre Ativo
Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.
Nenhum cookie para exibir.
Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.
Nenhum cookie para exibir.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Nenhum cookie para exibir.
Performance cookies are used to understand and analyse the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Nenhum cookie para exibir.
Advertisement cookies are used to provide visitors with customised advertisements based on the pages you visited previously and to analyse the effectiveness of the ad campaigns.
Esquadrilha Pégasus realiza curso de CRM – Corporate Resource Management
11 de novembro de 2016
2min de leitura
Minas Gerais- Diante da constatação do fator humano como um dos motivos contribuintes para a ocorrência de acidentes aeronáuticos, ao longo da história tem sido crescente a preocupação com as questões humanas que podem vir a comprometer o desempenho das equipes de trabalho.
Atualmente, apesar de serem utilizadas denominações variadas do referido treinamento (Gerenciamento de Recursos de Companhia/ equipes – Company/ Corporate Resource Management) por algumas organizações, estas não são ainda consagradas universalmente.
No título Treinamento em Gerenciamento de Recursos de Equipes (Corporate Resource Management – CRM), a IAC 060-1002A padroniza o termo Corporate para expressar todas as equipes que compõem uma organização envolvida na atividade aérea, tais como, mas não limitado a tripulantes técnicos e de cabine, pessoal da manutenção, despachantes operacionais de voo e de terra, pessoal de rampa, pessoal de check-in/check-out, alta direção, pessoal administrativo e outros segmentos.
A IAC 060-1002A traz a seguinte definição de Treinamento em CRM:
É a aplicação de conceitos de gerenciamento moderno, tanto na cabine de pilotagem como em outras atividades operativas e administrativas que interferem no voo, visando o uso eficiente e eficaz de todos os recursos disponíveis (humanos, equipamentos e informações) que interagem nessa situação. (BRASIL, 2005).
Os treinamentos em CRM são divididos em três fases, entendendo-se que os conhecimentos não são assimilados se não forem relembrados e utilizados constantemente. Dessa forma, a IAC 060-1002A estabelece a divisão do treinamento em três fases: Treinamento dos Conceitos Iniciais (1ª fase – de conscientização), prática de CRM (2ª fase) e Reciclagem em CRM (3ª fase).
A primeira fase do treinamento consiste na apresentação de conceitos fundamentais em sala de aula nos assuntos relacionados à comunicação, relações interpessoais, coordenação da equipe, distribuição da carga de trabalho, proficiência técnica, estudo de acidentes/incidentes (relatórios, filmes etc.), liderança, tomada de decisão, dentre outros. Nesta fase, do Treinamento de Conceitos Iniciais em CRM, os conceitos são desenvolvidos, definidos e relacionados à segurança da atividade aérea.
Conscientes da importância de mantermos voos cada vez mais seguros na Polícia Militar de Minas Gerais, o Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo, através da Núcleo de Formação Aeronáutica – NFAER da Unidade, realizou o treinamento em CRM, nos dias 31 de outubro e 01 de novembro de 2016, do qual participaram pilotos, tripulantes operacionais, mecânicos de aeronaves e técnicos de apoio de solo.
“O Curso de CRM busca conscientizar nossa tripulação e apoio de solo da importância em mantermos um padrão de comportamento e operação, seja no ar ou na terra. É sabido por todos que a padronização na aviação é fundamental para o sucesso contínuo das operações aéreas, especialmente na aviação de segurança pública, onde o risco é muito maior. Independente de quem foi operador, o padrão de operação não pode mudar e para isso é preciso solidificar cada vez mais nossa doutrina de emprego de aeronaves, nossos treinamentos e o relacionamento interpessoal de nossos militares.”, ressaltou o Comandante da Unidade, Ten Cel Rodrigo.
Para assinar nossa newsletter basta inserir seu endereço de e-mail no formulário ao lado. Fique tranquilo, respeitamos sua privacidade e somente enviaremos conteúdo útil pra você.
Enviar comentário