Esquadrilha Pégasus realiza curso de CRM – Corporate Resource Management
11 de novembro de 2016 2min de leitura
11 de novembro de 2016 2min de leitura
Minas Gerais- Diante da constatação do fator humano como um dos motivos contribuintes para a ocorrência de acidentes aeronáuticos, ao longo da história tem sido crescente a preocupação com as questões humanas que podem vir a comprometer o desempenho das equipes de trabalho.
Atualmente, apesar de serem utilizadas denominações variadas do referido treinamento (Gerenciamento de Recursos de Companhia/ equipes – Company/ Corporate Resource Management) por algumas organizações, estas não são ainda consagradas universalmente.
No título Treinamento em Gerenciamento de Recursos de Equipes (Corporate Resource Management – CRM), a IAC 060-1002A padroniza o termo Corporate para expressar todas as equipes que compõem uma organização envolvida na atividade aérea, tais como, mas não limitado a tripulantes técnicos e de cabine, pessoal da manutenção, despachantes operacionais de voo e de terra, pessoal de rampa, pessoal de check-in/check-out, alta direção, pessoal administrativo e outros segmentos.
A IAC 060-1002A traz a seguinte definição de Treinamento em CRM:
É a aplicação de conceitos de gerenciamento moderno, tanto na cabine de pilotagem como em outras atividades operativas e administrativas que interferem no voo, visando o uso eficiente e eficaz de todos os recursos disponíveis (humanos, equipamentos e informações) que interagem nessa situação. (BRASIL, 2005).
Os treinamentos em CRM são divididos em três fases, entendendo-se que os conhecimentos não são assimilados se não forem relembrados e utilizados constantemente. Dessa forma, a IAC 060-1002A estabelece a divisão do treinamento em três fases: Treinamento dos Conceitos Iniciais (1ª fase – de conscientização), prática de CRM (2ª fase) e Reciclagem em CRM (3ª fase).
A primeira fase do treinamento consiste na apresentação de conceitos fundamentais em sala de aula nos assuntos relacionados à comunicação, relações interpessoais, coordenação da equipe, distribuição da carga de trabalho, proficiência técnica, estudo de acidentes/incidentes (relatórios, filmes etc.), liderança, tomada de decisão, dentre outros. Nesta fase, do Treinamento de Conceitos Iniciais em CRM, os conceitos são desenvolvidos, definidos e relacionados à segurança da atividade aérea.
Conscientes da importância de mantermos voos cada vez mais seguros na Polícia Militar de Minas Gerais, o Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo, através da Núcleo de Formação Aeronáutica – NFAER da Unidade, realizou o treinamento em CRM, nos dias 31 de outubro e 01 de novembro de 2016, do qual participaram pilotos, tripulantes operacionais, mecânicos de aeronaves e técnicos de apoio de solo.
“O Curso de CRM busca conscientizar nossa tripulação e apoio de solo da importância em mantermos um padrão de comportamento e operação, seja no ar ou na terra. É sabido por todos que a padronização na aviação é fundamental para o sucesso contínuo das operações aéreas, especialmente na aviação de segurança pública, onde o risco é muito maior. Independente de quem foi operador, o padrão de operação não pode mudar e para isso é preciso solidificar cada vez mais nossa doutrina de emprego de aeronaves, nossos treinamentos e o relacionamento interpessoal de nossos militares.”, ressaltou o Comandante da Unidade, Ten Cel Rodrigo.
Fonte: Btl Rp Aer/MG
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