Entrega do EC 145 para o GTA/MA (atualizado com fotos)
13 de dezembro de 2010 3min de leitura
13 de dezembro de 2010 3min de leitura
A primeira unidade do modelo EC145 configurada para missões policiais no Brasil será entregue nesta segunda-feira (13), em cerimônia em São Luiz do Maranhão.
Adquirido através de licitação promovida pelo governo do Maranhão, esta nova aeronave será utilizada em missões de transporte de tropa e cargas externas, intervenção rápida por rappel e fast rope, controle de rebeliões em presídios, combate a incêndios em áreas urbanas e florestais e busca e resgate em qualquer ambiente.
A aquisição da aeronave, que vai dar suporte ao trabalho do Grupo Tático Aéreo (GTA), é resultado de um convênio assinado pelo Ministério da Justiça (MJ), por meio do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), e Governo do Maranhão. O valor investido foi de R$ 14,9 milhões.
Missões
Além do policiamento diário, o helicóptero de alta performance também será utilizado nas missões do GTA que envolvem escolta e vigilância de presos, operações de erradicação de plantio de maconha, repressão a assaltos em agências bancárias, missões de resgate, apoio em combate a rebeliões no sistema prisional, e no transporte e salvamento de pacientes.
A aeronave é certificada para vôo por instrumentos monopilotado. Sua configuração tem especialidades para operações de combate e auxilio aeromédico. Possui gancho de carga, corta-cabos, filtro anti-areia, farol de busca, portas laterais corrediças, porta traseira com possibilidade de entrada e saída de macas, macas dobráveis, parte fixa de guincho de resgate, dispositivo externo para rapel e fast rope, equipamentos de comunicação e rádio-navegação, piloto automático e sistema de GPS digital.
Tem amplo espaço interno e excelente visibilidade. Capacidade para dois pilotos e mais 10 passageiros. Seu peso de decolagem de 3.585 Kg; carga externa de 1.500 Kg; velocidade de deslocamento de 246 Km/h; alcance de 680 km; motores biturbina; comprimento com rotores girando de 13,03m; comprimento da fuselagem de 10,20m; altura de 3,45m e diâmetro do rotor principal de 11m.
Existem apenas 300 aeronaves similares em atividade em 32 países. Para operá-lo, quatro pilotos do Maranhão – um policial militar, um bombeiro militar e dois policiais civis – viajaram para a Alemanha, onde foram treinados por especialistas da fábrica responsável pela construção do modelo, a fim de se capacitarem para o manuseio operacional da aeronave.
Reforço
As operações do Grupo Tático Aéreo receberão reforço do helicóptero modelo EC145. Vinculado à SSP, o GTA foi criado no fim de 1996, tendo sido regulamentado em 1998 com o objetivo principal de combater o crime organizado, e a partir disso surgiu a necessidade de implantação de um grupo especializado nesses tipos de operações no estado.
“Daí partiu a semente para a criação do GTA. Do anseio do governo e da própria sociedade, surgiu à intenção de formação de um grupo que desse suporte ao policiamento nas operações preventivas e repressivas, envolvendo os órgãos de Segurança do Estado”, diz Anselmo da Silva Azevedo, sub-chefe da seção de operações do Grupo Tático Aéreo.
Atualmente, o grupo conta com um efetivo de 44 profissionais especialistas em atividades áreas, terrestres e aquáticas, visando o enfrentamento do combate à criminalidade e ao tráfico de drogas na capital e em regiões do interior. São 33 policiais militares, sete do Corpo de Bombeiros Militar, quatro policiais civis, tendo um agente federal como coordenador das operações.
O Grupo opera com três helicópteros Esquilo e três aviões, sendo dois modelos CESSNA C210 e 01 SENECA 3. O GTA atua também com um veículo blindado para intervenção tática, cinco viaturas, um caminhão tanque e um veículo descaracterizado. Utiliza armamentos, como fuzis 556, metralhadoras e pistolas ponto 40, lançador de granadas não-letais, escudos balísticos, materiais de atendimento pré-hospitalar, materiais para trabalhos em altura, materiais e armamentos individuais, entre outros equipamentos.
Fonte / Fotos: Helibras / Secretaria de Segurança Pública-MA
Enviar comentário