O aprimoramento e os desafios do atendimento aeromédico no Ceará foram as temáticas do encontro de integração que envolveu médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER ). Realizada na quinta-feira 23/03, a reunião foi uma oportunidade para debater e compartilhar conhecimentos para melhorias do serviço.

Samu1-600x450-1

Durante o evento, palestras e treinamentos permitiram capacitar os profissionais, aprimorar as técnicas de atendimento, a troca de experiência e o fortalecimento dos protocolos de cada serviço. Dos temas abordados, destaca-se o acionamento revisitado do serviço aeromédico, da Central de Regulação de Urgências do Samu 192 Ceará com a CIOPAER . “São áreas bastantes técnicas. Essa integração é importante, e faremos que cresça cada vez mais”, reforçou o comandante da CIOPAER , coronel aviador Darley Sousa.

Para o superintendente do Samu 192 Ceará, Nilson Mendonça Filho, esse alinhamento dos profissionais dos dois órgãos do Governo do Ceará foi importante para compartilhar conhecimentos e informações. “Essa troca será um grande ganho à população cearense”.

O Samu Ceará é responsável por coordenar o atendimento pré-hospitalar no Ceará, enquanto a CIOPAER é responsável por operar aeronaves para transporte de pacientes em emergências. A integração dos profissionais estabeleceu melhorias logísticas e de fluxos para o atendimento em emergências em todo o estado. Uma maneira de garantir à população o tratamento adequado em tempo hábil, nos casos de deslocamento aéreo.

Samu4-600x450-1

“São duas áreas técnicas, mas bem diferentes. É de suma importância esse alinhamento para poderem trabalhar da melhor maneira possível e oferecer à sociedade, todo, um bom desempenho do serviço aeromédico”, destacou Alexssandro Bulhões, médico da Central de Regulação de Urgências do Eusébio.

Eduardo Henrique, médico da CIOPAER , parabenizou os dois órgãos pela idealização do evento. “Acho importante ter sempre um encontro de alinhamento como esse. O tempo que passamos aqui aprendendo foi um investimento para melhorar o atendimento à população, ao ser o nosso objetivo principal”, reforçou.

O encontro de integração faz parte da parceria entre as instituições vinculadas à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS). O serviço aeromédico foi acionado para 36 ocorrências entre janeiro e 22 de março deste ano.