Em duas semanas a Seção de Transporte Aéreo da Casa Militar do Paraná transportou 37 órgãos para transplante
27 de maio de 2018 2min de leitura
27 de maio de 2018 2min de leitura
Paraná – No período de 11 a 22 de maio, a Seção de Transporte Aéreo (STA) da Casa Militar do Paraná realizou diversas missões de transporte de equipes médicas para captação de 02 corações, 10 fígados, 18 rins, 03 pâncreas e 04 baços, totalizando 37 órgãos. Para os transportes foram utilizados os aviões Embraer EMB–810 “Seneca”, PP-EUS e PP-EIK.
Na sexta-feira (11) a equipe apoiou a captação de dois rins em Cornélio Procópio, levando-os para Curitiba. No Sábado (12), foi realizada a captação de um coração, figado e rins em Foz do Iguaçu. O coração foi levado para Pato Branco e o fígado e rins foram transportados para Curitiba.
No domingo (13), com apoio do STA, as equipes médicas realizaram a captação de dois fígados e quatro rins, com destino a Curitiba. No aeroporto, a equipe e órgãos seguiram com o helicóptero Falcão do Batalhão de Operação Aéreas da Polícia Militar (BPMOA) para o hospital do Rocio, em Campo Largo.
Na quarta-feira (16) houve a captação de fígado, rins e pâncreas em Cascavel. Na quinta-feira (17), a equipe transportou dois baços para Londrina e retornou com fígado, rins e mais dois baços. Na sexta-feira (18) a equipe fez captação de um fígado em Florianópolis, transportando para Curitiba, onde um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal aguardava para levar ao hospital do Rocio.
No sábado (19), houve o transporte de fígado e rins de Campo Mourão e de Cianorte foram transportados figado, rins, pâncreas e coração. Nesse transporte houve o apoio do avião Falcão 06 (Baron) do Batalhão de Aviação da Polícia Militar (BPMOA). Os órgãos de Campo Mourão e Cianorte foram levados para Curitiba.
Na segunda (21), houve a captação de figado, rins e pâncreas na cidade de Londrina para Curitiba. Na terça-feira (22), mais um fígado foi captado em Cianorte e levado para Curitiba. Foram 11 dias dedicados ao transporte de equipe médicas e de órgãos para transplantes.
A Seção de Transporte Aéreo da Casa Militar do Paraná opera atualmente, um C-208B Grand Caravan, dois aviões Seneca III, um avião King Air 350 da COPEL (empresa de energia) e um helicóptero EC130B4.
Enviar comentário