O helicóptero Águia 20 da Polícia Militar completou um mês de atuação em Araçatuba no último dia 5. A aeronave, avaliada em R$ 5,8 milhões, já voou 33 horas, 15 delas dedicadas à prevenção de delitos.

A média de horas de voo de helicópteros da PM em regiões do porte da de Araçatuba é de 35 horas mensais. Se contabilizados os custos com manutenção, combustível e piloto, cada hora voada tem um custo de US$ 1,8 mil.

Segundo dados fornecidos pela CPI-10 (Comando de Policiamento do Interior), os voos preventivos foram em dias e horários alternados, conforme necessidade detectada pela setor de inteligência da PM, nas cidades de Araçatuba, Birigui, Penápolis, Auriflama, Andradina, Santo Antônio do Aracanguá e Luiziânia.

Em um mês, a aeronave passou nove horas apoiando ocorrências de roubo, nas quais cinco pessoas foram presas. O comandante do CPI-10, coronel Benedito Roberto Meira, explica que além das prisões por roubo com o apoio do Águia 20, a aeronave foi utilizada por cerca de uma hora em ocorrências de tentativa de roubo.


Fonte: Folha da Região, por Marina Belei.

Foto: Paulo Gonçalves/Folha da Região.