Edital do processo seletivo para ingresso para o Grupamento Aéreo da PMBA
07 de novembro de 2011 4min de leitura
07 de novembro de 2011 4min de leitura
A Polícia Militar da Bahia acaba de publicar o edital de um concurso há muito esperado pelo público interno da corporação: o processo seletivo para ingresso no Grupamento Aéreo da PMBA (GRAER).
O Edital prevê 127 vagas, distribuídas em quatro funções, para constar em cadastro de reserva: “Os integrantes do Cadastro Reserva poderão ser convocados para realização de curso, observada a função escolhida, conforme a necessidade estratégica da PMBA”, diz o edital.
O Concurso está dividido em sete etapas:
1. Exame Intelectual (EI);
2. Apresentação da Documentação de Inscrição (ADI);
3. Exame Médico (EM);
4. Teste de Condicionamento Físico Geral (TCFG);
5. Teste de Habilidades Específicas (THE);
6. Avaliação Psicológica (AP); e
7. Exame de Títulos (ET).
As funções para as quais serão designados os convocados são as seguintes:
Piloto Policial de Helicóptero
O Piloto Policial de Helicóptero é membro da tripulação de vôo, considerado qualificado para o exercício das prerrogativas de piloto comercial de helicóptero, com licença e certificados expedidos pela ANAC, além de estar ambientado com as operações e os riscos das missões típicas de Estado, alicerçado pela orientação doutrinária da Segurança de Vôo.
(22 masculino e 03 feminino)
Piloto Policial de Avião
O Piloto Policial de Avião é membro da tripulação de vôo, qualificado para o exercício das prerrogativas de piloto comercial de avião, com licença e certificados expedidos pela ANAC, além de estar ambientado com as operações e riscos das missões típicas de Estado, alicerçado pela orientação doutrinária da Segurança de Vôo.
(10 masculino e 2 feminino)
Tripulante Operacional
O Tripulante Operacional é membro da tripulação de vôo, qualificado para o exercício das prerrogativas de tripulante operacional, com certificado expedido pela ANAC e formação a cargo de unidade aeropolicial, além de estar ambientado com as operações e riscos das missões típicas de Estado, alicerçado pela orientação doutrinária da Segurança de Vôo.
(35 masculino e 5 feminino)
Mecânico de Aeronaves
O Mecânico de Aeronaves e Vôo é um profissional qualificado para o exercício das prerrogativas de mecânico de manutenção aeronáutica, com licença e certificado expedidos pela ANAC, além de estar ambientado com as
operações e riscos das missões típicas de Estado, alicerçado pela orientação doutrinária da Segurança de Vôo.
(13 masculino e 2 feminino)
Operador TASA
O Operador TASA é membro do apoio de solo qualificado para o exercício das prerrogativas de Operador de Transporte, Apoio e Suprimento Aéreo, com formação em unidade aeropolicial, que agrega os conhecimentos de condução técnica veicular, movimentação de produtos perigosos, conhecimentos aeronáuticos relacionados com a atividade aérea de segurança pública e de defesa civil, bem como sobre Segurança Operacional de Vôo.
(35 masculino e 5 feminino)
Abaixo, os requisitos básicos para os candidatos:
a) Ser policial ou bombeiro militar com no mínimo 3 (três) anos de efetivo serviço, observada a correlação entre a graduação ou posto e a função do Quadro Técnico pleiteada, conforme tabela abaixo:
b) Possuir carteira nacional de habilitação válida, no mínimo categoria B;
c) Possuir, no mínimo, o ensino médio completo (antigo 2º grau) para os Praças e ensino superior completo (3º grau) para os Oficiais, na data de inscrição;
d) Estar no desempenho de função policial-militar ou de natureza policial militar há, no mínimo, 02 (dois) anos, na data de inscrição;
e) Não estar em gozo das licenças previstas nos incisos II e VI do art. 145 da Lei Estadual n.º 7.990, de 27 de dezembro de 2001 (Estatuto dos Policiais Militares), no momento da inscrição;
f) Não estar com a liberdade cerceada por prisão provisória ou por sentença transitada em julgado, nem estar respondendo a processo administrativo disciplinar, nem encontrar-se afastado do exercício de suas funções em razão de submissão a outro processo ou procedimento administrativo de qualquer natureza.
A prova escrita do concurso terá 50 questões, divididas entre as disciplinas Português (14), Inglês (12), Matemática (12) e Geografia (12), a ser realizada em 8/01/2012 na cidade de Salvador/BA. Serão convocados para a realização das etapas subseqüentes apenas os cem primeiros candidatos habilitados, observada a classificação.
As inscrições para o concurso ocorrerão nos seguintes períodos, através do site da PMBA e da Intranet:
a) Para Piloto Policial de Helicóptero: 4 a 21 de novembro de 2011;
b) Para Piloto Policial de Avião: 4 a 21 de novembro de 2011;
c) Para Tripulante Operacional: 4 a 21 de novembro de 2011;
d) Para Mecânico de Aeronaves: 4 a 21 de novembro de 2011;
e) Para Operador TASA: 4 a 21 de novembro de 2011.
Para informações mais detalhadas, o GRAer/BA disponibilizou um site bastante completo sobre o concurso.
Clique aqui e veja o Edital completo do concurso
Fonte: GRAer/BA – Texto: Abordagem Policial
Enviar comentário