O primeiro EC145 configurado para o mercado governamental entrou em operação no mês de dezembro de 2010, no estado do Maranhão. E logo em seguida foi requisitado para uma grande missão: auxiliar no resgate das vítimas dos deslizamentos de terra na região serrana do Rio de Janeiro.

Conseguindo deslocar-se desde sua base, em São Luís, até o local de operações em pouco mais de 24 horas, este modelo biturbina comprovou sua excelente performance em voo – um dos elementos que contribuíram para que fosse o escolhido na concorrência realizada pela Secretaria de Segurança Pública do Maranhão.

GTA – Grupo Tático Aéreo

A aquisição do EC145 pelo Governo do Maranhão foi baseada na necessidade de atendimento das ocorrências em longas distâncias e pela falta de infraestrutura adequada em grande parte do Estado, as quais exigiam uma aeronave que oferecesse, ao mesmo tempo, facilidade de operação, autonomia, velocidade e capacidade de realizar múltiplas funções, como o transporte de tropas, transporte aeromédico e apoio a outras missões policiais.

No Rio de Janeiro, o EC145 foi utilizado no transporte de feridos e, principalmente, para levar víveres e outros produtos para os desabrigados. O grande espaço interno de sua cabine, sem divisões, e a capacidade de pousar em terrenos exíguos localizados em elevadas altitudes, fizeram com que a aeronave se destacasse durante a missão.

De acordo com Julien Negrel, diretor Comercial da Helibras, “o interesse das forças de segurança por aeronaves do segmento do EC145 tem aumentado bastante, justamente pelas grandes distâncias que precisam ser cobertas no atendimento de certas missões, uma forte característica de um país de dimensões continentais como é o Brasil”.


Fonte: Helibras, via Convergência Comunicação Estratégica.