Minas Gerais – Diariamente uma equipe de pilotos de RPA (drones) vem acompanhando os atendimentos à ocorrências e também apoiando unidades do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

A atividade testa equipes mistas de unidades da RMBH no auxílio à verificação de áreas queimadas, atua como plataforma aérea de observação e análises diversas para o planejamento de ações.

boa_bombeiros_mg_100925381_2904539869581393_9009636727698332223_n

A visão ampliada permite mensurar de forma mais adequada os cenários das missões, além de levar imagens de para o treinamento diário dos militares da Corporação. Sempre que um evento é registrado, é possível avaliar riscos e ações ali presentes, o que gera melhorias e aprendizados para atendimentos futuros.

Os RPAs (drones) permitem o registro de imagens com um custo bastante reduzido, principalmente quando comparado aos helicópteros e aviões da Corporação. Estes ficam liberados e disponíveis para o atendimento ao cidadão, seja em transportes aeromédicos, resgates, incêndios florestais ou desastres.

Nesta matéria podemos acompanhar o trabalho da equipe, que após coletar as imagens, prepara um relatório com a medição de uma área queimada próximo ao Bairro Buritis, na região sul de Belo Horizonte.