Exemplos de como a aviação é levada a sério
24 de maio de 2014 2min de leitura
Texto publicado pelo Lito no site Aviões & Músicas com dois exemplos muito bacanas acerca da seriedade com que a segurança na aviação é tratada no exterior. Leitura muito interessante !
Exemplo 1:
Em Fevereiro deste ano, escrevi sobre o FBI oferecendo 10 mil dólares de recompensa a quem “dedurasse” alguém apontando um laser para uma aeronave. Este tipo de atitude passou a ser crime Federal depois de fevereiro de 2012, quando o Presidente Barack Obama assinou uma alteração chamada de “FAA Modernization and Reform Act”.
Pois bem, depois da recompensa os ataques diminuíram e as prisões aumentaram . O assunto é tão sério que o FBI colocou em sua página um vídeo de uma das prisões, que demonstrou o trabalho da polícia e mais quatro aeronaves durante várias noites até o suspeito ser localizado. Até câmeras de infravermelho dos helicópteros foram usadas. A mensagem do governo lá é bem clara: 5 anos de cadeia e até 250 mil dólares de multa, e nós vamos atrás de você.
Exemplo 2:
Uma menina de 14 anos “tuitou” a seguinte mensagem endereçada à American Airlines:
Traduzindo: “Oi American, meu nome é Ibrahim e sou do Afeganistão. Faço parte da Al Qaida e no dia primeiro de Junho farei algo grande. Tchau.”
A resposta da American Airlines veio imediatamente:
Traduzindo: “Sarah, nós levamos estas ameaças muito a sério. Seu endereço de IP e [outros] detalhes serão encaminhados para a segurança e para o FBI”
Depois da resposta, a Sarah “caiu em si” e entrou em pânico pedindo desculpas e dizendo ser brincadeira:
Bem, não adiantou muito, pois a Sarah foi presa em Rotterdam (Holanda) e servirá de exemplo para os outros jovens, semelhante ao que ocorreu com a Mayara Petruso (lembram?). Na sentença, a juíza disse sobre Mayara: “O que se pode perceber é que a acusada não tinha previsão quanto à repercussão que sua mensagem poderia ter. Todavia, tal fato não exclui o dolo”.
E só pra fechar, já que estamos falando de seriedade, a US Airways passou por um mal momento também no Twitter ao enviar uma mensagem a uma passageira com uma imagem pornográfica anexada. A empresa se desculpou e tirou o “tuíte” do ar, mas o estrago já estava feito.
Fonte: Aviões e Músicas
Enviar comentário