Disciplina de Anestesiologia da FMUSP promoveu o 1º Simpósio de Medicina Aeroespacial, Transporte e Resgate Aeromédico
01 de novembro de 2016 2min de leitura
01 de novembro de 2016 2min de leitura
São Paulo – Nos dias 29 e 30 de outubro aconteceu o 1º Simpósio de Medicina Aeroespacial, Transporte e Resgate Aeromédico, evento científico para médicos, enfermeiros, pilotos, profissionais do segmento de transporte e resgate aeromédico e aeronautas. O evento ocorreu no Aeroclube de São Paulo, Aeroporto Campo de Marte e foi promovido pelo Núcleo Técnico Científico de Anestesiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Apoiaram o simpósio diversas empresas, como a Helibras, Universidade Estácio, Helisiul Táxi Aéreo, Air Jet Táxi Aéreo, UNIAIR Taxi Aéreo, dentre outras.
As experiências e necessidades observadas durante as missões aeromédicas foram debatidas por profissionais do Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar do Rio de Janeiro, da Força Aérea Brasileira, da Helibras, do Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências – GRAU, do Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar de São Paulo, médicos especialistas em atendimento pré-hospitalar e operadores de empresas de táxi aéreo que oferecem essa prestação de serviço.
Durante o evento aconteceu também a exposição das fotografias premiadas do II Concurso de Fotografias do site Piloto Policial, bem como a premiação de três fotografias. Empresas atuantes no setor expuseram aeronaves e materiais de apoio e equipamentos para missões de resgate e transporte aeromédico. Foi utilizado um dos Hangares da Polícia Militar para que empresas pudessem apresentar suas aeronaves e equipamentos.
Foram diversas palestras e palestrantes no evento, além de momentos de descontração durante os intervalos. Profissionais da área debateram assuntos como fatores fisiológicos relacionados ao voo, o transporte aeromédico de gestantes e neonatal, transporte aeromédico offshore, limpeza e desinfecção de aeronaves de transporte aeromédico, panorama mundial e realidade do Brasil no resgate aeromédico, resgate aeromédico em situações de catástrofes e de conflito, experiências em ações de defesa civil, a importância da Aviação de Segurança Pública, formação dos médicos e enfermeiros de voo, dentre outras.
Falou também Mauro Ayres, gerente de vendas governamental da empresa Helibras, sobre o mercado aeromédico e o uso dos helicópteros da marca nessa atividade.
O Simpósio foi uma uma excelente oportunidade para promover o debate sobre o tema e fomentar a atividade aeromédica no Brasil, tendo em vista seu enorme potencial de crescimento e desenvolvimento.
Enviar comentário