O Dia Mundial da Prevenção do Afogamento foi declarado em abril de 2021 pela resolução A/RES/75/273 da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). A Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), na luta contra afogamentos, coordena nacionalmente a campanha.

Esse evento global lembra as quase 5.500 vidas perdidas todos os anos no Brasil por afogamento e convoca todos a se tornarem protagonistas nessa luta. O objetivo da campanha é divulgar a data e conscientizar o maior número de pessoas possível a respeito do problema afogamento e sua melhor solução a “PREVENÇÃO”.  

O problema afogamento no Brasil segundo dados da SOBRASA: 

  • No Brasil, 15 brasileiros morrem afogados diariamente, ou seja, um a cada 90 min. 
  • Afogamento mata 3 crianças por dia, sendo que uma morte ocorre dentro de casa a cada 3 dias. 
  • Afogamento é a 2ª causa de morte de 1 a 4 anos e 4ª de 5 a 24 anos. 
  • Homens morrem afogados 7 vezes mais. 

A Aviação de Segurança Pública no cenário Salvamento Aquático: 

A Aviação de Segurança Pública desempenha um papel fundamental na redução de afogamento na prevenção, resgate, atendimento pré-hospitalar (APH) e buscas em ambiente aquático. Aeronaves equipadas e com operadores aerotáticos altamente treinados são empregadas diariamente em missões de atendimentos a afogados em todo o Brasil.

Na prevenção, a patrulha com aeronaves em praias e balneários proporcionam uma segurança aos banhistas evitando o afogamento. Na fase de resgate o emprego de aeronaves é essencial principalmente em apoio aos guarda-vidas que estão na água com vítima ou por vezes múltiplas vítimas a espera de um suporte. Essas vítimas são extraídas com técnicas utilizando o puçá ou guincho. 

Em desastre de inundações, alagamentos e enxurradas o uso dá técnica do Mcguirre e do cesto são utilizadas principalmente devido à dificuldade de deslocamentos e acesso às vítimas por equipes terrestres. O serviço aéreo de APH traz uma sobrevida ao afogado porque possibilidade levar uma equipe e recursos especializados até uma área remota e distante com muita rapidez. As buscas aquáticas com aeronaves atuam eficazmente varrendo uma grande aérea aquática em pouco tempo.       

Parceria na Campanha do dia mundial da Prevenção do Afogamento: 

O Piloto Policial e SOBRASA estão juntos nessa campanha do dia mundial da prevenção do afogamento e convida a todos para estarem juntos nessa campanha VESTINDO AZUL no dia 25 de julho ou na semana (GO BLUE) e POSTANDO EM SUA REDE SOCIAL, uma dica de prevenção ou foto com outros a DISTÂNCIA de UM BRAÇO ou abraçando uma área de RISCO ao AFOGAMENTO usando nossa estampa oficial e marcando @sobrasa @who #drowningprevention.

Recomendações de Prevenção ao Afogamento: 

1. Crianças devem ter supervisão de adultos em 100% do tempo e de preferência por pessoa que saiba ajudar.  

2. Acesso restrito – Cerque a piscina e restrinja acesso a áreas de serviço, portas de banheiros ou quintais.  

3. Feche sanitários, caixas d´água, poços, cisternas, máquinas de lavar ou qualquer recipiente com água. Mesmo ao nível baixo, balde, tanque, bacia e banheira devem ser esvaziados.  

4. Em piscinas use ralos anti-sucção e meios de interrupção da bomba.  

5. Praias, lagos e piscinas (coletivas) somente com Guarda-vidas presente.  

6. Entre na água sempre com os pés primeiros e nunca alcoolizado!  

7. Respeite as sinalizações e avisos, não entre na água com bandeira vermelha.  

8. Rios de corredeiras, NÃO ENTRE e USE COLETE SALVA-VIDAS. Rios sem corredeiras, água no máximo a altura dos JOELHOS ou utilize colete salva-vidas.  

9. Caso seja pego por uma corrente, fique calmo, não lute contra, flutue e acene por ajuda imediatamente.  

10. Se for ajudar um afogado: NÃO ENTRE na água para salvar, LIGUE 193, JOGUE material flutuante e aguarde um profissional chegar. 

Veja mais em  https://sobrasa.org/dia-mundial-de-prevencao-em-afogamento-25-de-julho

“Qualquer um pode se afogar, ninguém deveria” 

Veja abaixo um vídeo curto sobre a importância em prevenção de afogamentos.