DETRAN do Distrito Federal passa a usar drones na fiscalização de trânsito
23 de dezembro de 2017 1min de leitura
23 de dezembro de 2017 1min de leitura
Brasília – Nesta semana, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), através da Unidade de Operações Aéreas (UOPA), começou a utilizar drones para auxiliar nas fiscalizações nas vias urbanas.
Os dois equipamentos foram adquiridos por meio de doação da Receita Federal. O objetivo é ajudar no flagrante de motoristas que utilizam celular ao volante, bem como monitorar outras infrações, como desrespeito ao pedestre na faixa, e transitar e estacionar em locais proibidos.
O diretor-geral do Detran, Silvain Fonseca, disse que as máquinas legalmente já poderiam servir como instrumento direto para multar motoristas. No entanto, ele afirma que inicialmente a intenção principal é alertar os condutores sobre a novidade e ao mesmo tempo permitir ao órgão fazer os últimos testes.
“A qualquer momento, o Detran pode passar a usar as imagens para autuar”, declarou Fonseca. A instituição também informou que os flagrantes aéreos podem servir de apoio para um outro agente da equipe, que não seja o piloto, realizar a abordagem e notificar o infrator.
O serviço ficará à cargo da Unidade de Operação Aérea (UOPA), sendo que os agentes foram treinados e certificadas junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para operar os aparelhos. A unidade tem efetivo de aproximadamente 12 profissionais.
O Detran visa também realizar com os drones um levantamento das áreas críticas de estacionamentos em decorrência do alto fluxo de carros e, com isso, subsidiar futuras operações e possíveis soluções de engenharia de tráfego.
Fonte: G1 DF e Correio Brasiliense
Enviar comentário