Detran/DF faz o 20º transporte aéreo de coração para transplante em 2024 com sua aeronave “Sentinela”
27 de dezembro de 2024 1min de leitura
27 de dezembro de 2024 1min de leitura
Distrito Federal – Na tarde de 3 de dezembro, a tripulação da aeronave do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), denominada Sentinela 01, participou mais uma vez do traslado de um órgão para transplante em parceria com a Central Estadual de Transplantes. Tratou-se do 20º coração transportado este ano pela autarquia.
O órgão, que partiu de Londrina (PR), chegou ao DF por um voo da Força Aérea Brasileira, e o translado da Base Aérea de Brasília até o Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal, no Cruzeiro, ficou sob a responsabilidade da equipe da Unidade de Operação Aérea do Detran-DF.
A parceria entre Detran-DF e a Central Estadual de Transplantes existe desde 2015 e garante a agilidade necessária ao aproveitamento dos órgãos nos transplantes realizados no Distrito Federal. Até o momento, já foram transportados 76 corações, sendo 20 só durante este ano, seis fígados, seis córneas e um rim.
“Sempre que acionados, agimos com a maior celeridade para atender ao chamado da Central de Transplantes, pois sabemos que cada segundo é muito importante nessa ação, já que o procedimento eficiente de captação e transporte do órgão influencia diretamente na qualidade do mesmo e no sucesso da cirurgia”, destaca o diretor-geral do Detran, Takane Kiyotsuka.
A autarquia tem colaborado para salvar muitas vidas tanto em ações em terra quanto no ar. Os responsáveis pelo voo do 20º coração foram o comandante Sergio Dolghi, o copiloto Ramon Chagas e o operador aerotático Fernando Avelar.
Enviar comentário