Distrito Federal – Na tarde de 3 de dezembro, a tripulação da aeronave do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), denominada Sentinela 01, participou mais uma vez do traslado de um órgão para transplante em parceria com a Central Estadual de Transplantes. Tratou-se do 20º coração transportado este ano pela autarquia.

Helibras AS 350 B2 Esquilo – Imagem: Divulgação / Detran-DF

O órgão, que partiu de Londrina (PR), chegou ao DF por um voo da Força Aérea Brasileira, e o translado da Base Aérea de Brasília até o Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal, no Cruzeiro, ficou sob a responsabilidade da equipe da Unidade de Operação Aérea do Detran-DF.

A parceria entre Detran-DF e a Central Estadual de Transplantes existe desde 2015 e garante a agilidade necessária ao aproveitamento dos órgãos nos transplantes realizados no Distrito Federal. Até o momento, já foram transportados 76 corações, sendo 20 só durante este ano, seis fígados, seis córneas e um rim.

Imagem: Divulgação – Detran-DF

“Sempre que acionados, agimos com a maior celeridade para atender ao chamado da Central de Transplantes, pois sabemos que cada segundo é muito importante nessa ação, já que o procedimento eficiente de captação e transporte do órgão influencia diretamente na qualidade do mesmo e no sucesso da cirurgia”, destaca o diretor-geral do Detran, Takane Kiyotsuka.

A autarquia tem colaborado para salvar muitas vidas tanto em ações em terra quanto no ar. Os responsáveis pelo voo do 20º coração foram o comandante Sergio Dolghi, o copiloto Ramon Chagas e o operador aerotático Fernando Avelar.