Destaque na Atuação do CBMDF em apoio às vítimas das cheias em Pernambuco
03 de julho de 2010 2min de leitura
03 de julho de 2010 2min de leitura
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, a pedido do Governo Federal, por meio da SENASP, foi acionado para apoio às atividades aéreas demandadas pela tragédia que assolou mais de mais de 54 municípios de Pernambuco e de Alagoas.
A aeronave RESGATE 02 chegou à Recife-PE no dia 24 de junho, após 1963 Km de navegação em rota, iniciando suas atividades na cidade de Barreiros, distante de 107 km da capital pernambucana. O cenário encontrado pela equipe do CBMDF era desolador, casas, hospitais, pontes, rodovias e ferrovias destruídas, muitas regiões alagadas, mau cheiro nas ruas, alem de muita lama em todo lugar. No olhar das pessoas era possível notar o sofrimento e o desespero pela perda de todo o seu patrimônio, sem contar as vidas ceifadas pela força dos rios Mundaú e UNA.
Além das mortes e perda material, a destruição trouxe consigo a disseminação de doenças, pânico, angústia e a incerteza de se ter uma solução que pudesse acalentar tanto sofrimento. A cena que se renovava a cada dia de batalha, era um convite à depressão e ao desânimo, mas os bombeiros de Brasília não desanimaram em momento algum com as intempéries impostas pela natureza, buscando sempre trazer a esperança aos moradores que acenavam para a aeronave vermelha que sobrevoava a área afetada diuturnamente.
A equipe foi também designada para cumprir missões nas cidades de Palmares, Água Preta, Maraial, Belém de Maria, Xexéu, Jaqueira, Barra do Guabiraba e Cachoeirinha, onde realizou diversas missões humanitárias de transporte de médicos, tropa, agentes de defesa civil e de técnicos, alem de transportar medicamentos, mantimentos e fazer o levantamento estratégico das ações de resposta ao desastre e o monitoramento da elevação do nível fluvial e das barragens nos dias de chuva, com a emissão de alertas e ordem de abandono às populações ribeirinhas da área rural.
A SENASP sinaliza a necessidade de permanência da aeronave na operação ainda até o dia 07 de julho de 2010. Até o dia 1º de julho, em 7 dias, foram implementadas 16 missões, com a realização de 68 pousos em locais de difícil acesso e áreas restritas.
No Estado de Pernambuco, além do helicóptero Resgate 02 do CBMDF, estão sendo utilizadas aeronaves do Exército Brasileiro, da Força Aérea, do GTA dos estados de Pernambuco e Maranhão.
“Vidas Alheias e Riquezas Salvar”
Fonte: Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal
Clique aqui para ver o Album completo com as fotos.
Enviar comentário