Desfile do Batalhão de Aviação da Brigada Militar no “20 de Setembro”
23 de setembro de 2010 5min de leitura
23 de setembro de 2010 5min de leitura
No dia 20 de setembro, data em que o Rio Grande do Sul comemora a Revolução Farroupilha, o Batalhão de Aviação da Brigada Militar participou do desfile comemorativo em Porto Alegre com um efetivo de 5 aeronaves.
Os Guapos (código de rádio do BAv) “6” PP-EJA (MD500), “8” PP-FRS (Aztec), “9” PP-EHY (Esquilo), “11” PT-YJA (Schweizer) e “16” PT-VJK (Seneca) decolaram às 8h30min do Aeroporto Internacional Salgado Filho (SBPA), em Porto Alegre, para abrilhantar o desfile das unidades da BM gaúcha em terra.
O site Cavok esteve presente no evento através do amigo e colaborador Luís André Ribas Werlang, do site aviacao.art.br. Confiram as imagens a seguir.
O Guapo “9” rumou inicialmente para o Aeroclube de Eldorado do Sul para pendurar um gigantesca bandeira do estado do RS, fortalecendo mais ainda os laços da aviação brigadiana com a cultura e tradição gaúchas.
Sob a coordenação tática do Guapo “11”, em torno de 30 minutos o BAPM efetuou passagens ao longo da Avenida Beira-Rio que foi palco do tradicional desfile realizado anualmente no estado.
Conheça mais o BAPM/RS
Quando o Estado encontrava-se em plena revolução rio-grandense em 1923 contra o governo republicano de Borges de Medeiros, o processo de criação da aviação da Brigada Militar foi acelerado devido o pioneirismo do Cel Massot.
Foram comprados dois aviões franceses BREGUET 14 (com motor de 300HP) com o objetivo de observar e fazer o reconhecimento de tropas revolucionárias. Em 30 de maio do mesmo ano, o BM-01 realizou o primeiro vôo tendo com piloto o Alferes Aviador Noemio Ferraz e como observador o Alferes Osório Oliveira Nunes. Este vôo marcou o pioneirismo no estado com a semente da aviação na polícia militar. Devido a um acidente e outros percalços, em 1924 foi desativado o grupo de aviação, deixando um espaço de 66 anos até a sua reativação.
Em 1985 surgiu o G.U.A.P.O. – Grupamento Aéreo de Policiamento Ostensivo, relacionando o nome do Grupamento com uma expressão típica do linguajar gaúcho, o “guapo”. Neste período no comando dos helicópteros estavam pilotos civis contratados pelo estado, com a Brigada Militar na função restrita a patrulha e orbservação.
A efetivação uma unidade aero-policial ocorreu através do decreto-lei 33.306 de 23 de setembro de 1989, que criava o Grupamento de Polícia Militar Aéreo – GPMA. Além da oficialização como unidade militar, foram adquiridas novas aeronaves que possibilitaram o pleno funcionamento do Grupamento. A novidade foi o emprego da aeronave Ximango, fato até então singular na aviação policial brasileira.
No dia 14 de abril de 2010, a Governadora do Estado, Yeda Rorato Crusius, assinou o decreto 47.176, tranformando o Grupamento de Polícia Militar Aéreo em Batalhão de Aviação da Brigada Militar. Atualmente a estrutura do Batalhão de Aviação é integrada pelo Comandante, Segurança de Vôo, Estado-maior, Esquadrões de Aviação (bases aeropoliciais) e Esquadrão de Transporte (Base de Transporte). As bases estão sediadas em Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Maria e Uruguaiana.
O GPMA atingiu o status de Batalhão de Aviação, assumindo a função de transporte do governo do estado. Desde a sua criação, o BAPM tem atuado de forma ostensiva e ativa em diversos episódios do cotidiano gaúcho, desde a localização de criminosos, salvamento de vidas nas estradas e no mar e missões humanitárias.
Fontes: Artigo sobre o GPMA publicado em 2003 no site www.aviacao.art.br e coroneltrindade.blogspot.com
Texto e fotos: Luís André Ribas Werlang – Cavok
Nota do Autor: Agradecimentos ao Ten. Cel. Solon, comandante do BAPM da BM, ao Cap. Schneider e em especial à tripulação do Guapo 6: Cap Júlio, Cap Eduardo e Sd Seminotti.
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