Departamento de Operações Aéreas do Amazonas já realizou mais de 40 ações neste ano
04 de maio de 2022 2min de leitura
04 de maio de 2022 2min de leitura
Amazonas – Coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), o Departamento Integrado de Operações Aéreas (DIOA) atua em apoio às equipes em ocorrências terrestres e resgates com o auxílio de helicópteros. Além disso, o DIOA também realiza missões de apoio a instituições das esferas municipal, estadual e federal. Nos três primeiros meses deste ano, os agentes do Departamento já atuaram em 42 ações, entre patrulhamentos, salvamentos e resgates.
Recentemente, o espaço físico do Departamento Aéreo passou por uma reforma, viabilizada pelo Governo do Amazonas, através do programa Amazonas Mais Seguro, coordenado pela SSP-AM. De acordo com o coordenador do DIOA, delegado Rafael Montenegro, o Departamento passou por uma reforma em sua estrutura física, a fim de dar mais mobilidade e qualidade nas ações em que o tempo é essencial para salvar vidas.
“Houve uma obra bem significativa de forma a melhorar as condições não somente de guarda dos nossos equipamentos, como também de melhores condições para os servidores em questão de segurança e conforto”, explicou.
Atualmente, o DIOA conta com pilotos, operadores aerotáticos e mecânicos, que compõem um efetivo de 23 servidores entre policiais civis, militares e bombeiros militares, além de quatro aeronaves, sendo três helicópteros e um avião.
Atuando como piloto de helicóptero do DIOA, desde 2017, o delegado Reinaldo Figueira reitera a importância do departamento para o sistema de Segurança Pública estadual.
“Hoje nós realizamos voos noturnos e, nos horários em que fazemos o policiamento com os helicópteros, temos conseguido diminuir as taxas de homicídios nos bairros onde a mancha criminal é alta. Então, isso é um grande ganho não só para a população, mas também para todos nós. Traz uma felicidade muito grande”, ressaltou o piloto.
Ações
Ao todo, foram 42 missões nos três primeiros meses deste ano, entre patrulhamentos, salvamentos e resgates. Além disso, o DIOA também fez levantamento de pontos de desmatamento ilegal, em conjunto com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).
Para o sargento PM Fábio Melo, que também atua como piloto do DIOA, a potência das aeronaves faz a diferença para o sucesso das operações. “Temos helicópteros capazes de realizar busca e salvamento em áreas de mata, rios, pois temos uma aeronave anfíbia, o que amplia o nosso alcance no estado. Além de outra aeronave de asa fixa, que serve de suporte para instrução de novos pilotos do Departamento”, explicou o sargento.
Enviar comentário