Rio de Janeiro – O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio do Subdepartamento de Operações (SDOP), realizou, no dia 10 de abril, instrução sobre drones para profissionais da Polícia Civil do Rio de Janeiro. Promovido em parceria com o Departamento Geral de Polícia da Baixada Fluminense (DGPB), órgão da Secretaria de Estado de Polícia Civil do Rio de Janeiro (SEPOL), o treinamento teve o objetivo de disseminar as regras sobre uso de aeronaves não tripuladas pelos agentes e implicações jurídicas para os casos de fiscalização do uso irregular.

Foto-oficial-750x500-1-696x464

O encontro reuniu cerca de 50 agentes, entre delegados, inspetores e militares adidos convidados, englobando as 19 unidades policiais que representam todos os municípios da Baixada Fluminense. Na ocasião, o Chefe da Seção de Coordenação e Controle de Sistema de Aeronaves Não Tripuladas do SDOP, Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Eduardo Araújo da Silva, apresentou as ações de planejamento sobre drones no âmbito do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), normas vigentes e atualizações normativas, dentre outros assuntos.

Foram também destacadas as atividades educacionais, formativas e de conscientização sobre o uso dos drones. “O aumento da demanda, o desenvolvimento das tecnologias e as necessidades operacionais dos usuários e órgãos oficiais têm sido como um termômetro para o DECEA. Por isso, temos realizado as campanhas educativas e atendido aos pedidos para levarmos nossas doutrinas às forças coirmãs”, afirmou o Capitão Eduardo Silva.

Ao final da instrução, o Diretor do 3º Departamento de Polícia de Área (DPA), Cley Biágio Catão, ressaltou a relevância da participação do DECEA. “Eventos como este não só esclarecem nossos entendimentos, mas, também, renovam o espírito de equipe da tropa, pois quando os órgãos agem juntos, o esforço é menor e certamente os resultados serão melhores”, pontuou.

PC-1-750x500-1