Excelente artigo científico de autoria de Johann RöperView e equipe, professor da área de Administração Geral de Negócios e Gestão de Saúde, da Faculdade de Direito e Economia, na Universidade de Greifswald, Alemanha, publicado originalmente no site Health Economics Review.

O objeto do estudo do autor é o serviço aeromédico de resposta primária “Christoph 47”, baseado em Greifswald, no Nordeste da Alemanha.  Para aprofundar o entendimento das operações da HEMS, é importante compreender seus pré-requisitos, os processos, o mercado e a perspectiva social. Para tanto, as condições gerais de resgate aéreo na Alemanha são descritas de uma perspectiva econômica.

EC145 Christoph 47 - HEMS Alemanha

EC145 Christoph 47, baseado em Greifswald, no Nordeste da Alemanha.

RESUMO

Os serviços de aeromédicos de emergência com helicóptero (HEMS) são cada vez mais essenciais para os serviços atendimento pré hospitalar de emergência (EMS) dos países desenvolvidos. Apesar dos conhecidos altos custos da operação aeromédica, há apenas um conhecimento muito limitado de sua dinâmica e estrutura de custos.

Esse desconhecimento evita uma alocação eficiente dos escassos recursos escassos dos serviços atendimento pré hospitalar de emergência em um ambiente caracterizado por desafios sociopolíticos, médicos e econômicos. O objetivo deste estudo é a apresentar um exemplo de modelagem de uma estruturas de custos para serviços de aeromédicos de emergência com helicóptero (HEMS).

MÉTODOS

No estudo foram definidos três cenários, cada um com cinco variáveis para ilustrar diferentes modelos de HEMS. Neles, foram incluídas as variáveis tempos de disponibilidade, recursos técnicos para resgate offshore ou de montanha e diferentes números de operações.

Os dados de custo são baseados em uma ampla revisão da literatura e dados primários de uma organização HEMS alemã resultando em uma função de custo. Foram calculados os custos médios por missões primárias e os custos totais, diferenciando entre custos fixos, fixos, variáveis e custos de manutenção para cada variação de cenário.

Os custos foram usados posteriormente para avaliar a lucratividade das operações, executando uma análise de ponto de equilíbrio.

RESULTADOS 

Os custos médios por operação aeromédica (HEMS) diminuem com o aumento do número de operações devido à digressão dos custos fixos. Dependendo dos equipamentos especiais utilizados, dos tempos de disponibilidade ou de outras premissas, os custos totais diferem significativamente com as diferentes variações de cenário. Para o cenário básico (12 h de operações por dia), os custos totais por ano da operação aeromédica (HEMS) são de € 1.697.546,20 e os custos unitários são de € 763,41 por missão primária em 1200 operações primárias e 92 secundárias. Considerando uma receita estimada de € 70 por minuto (€ 4.200 por hora), baseada no tempo de acionamento do motor da aeronave, a operação torna-se viável após 728 missões (c.p.).

CONCLUSÕES

Considerando uma receita de € 70 por minuto (€ 4.200 por hora), baseada no tempo de acionamento do motor da aeronave, a operação aeromédica (HEMS) pode ser operado com lucro para as empresas. No entanto, a remuneração necessária representa um grande esforço financeiro para os custos sociais dos serviços de emergência de helicópteros. Isso leva ao questionamento da relação custo-benefício da operação aeromédica (HEMS), que poderia ser abordada em pesquisas futuras utilizando este modelo.

A avaliação dos custos de missão também abre uma nova visão para a estrutura dos procedimentos e critérios de disposição do HEMS. Esta análise de custos reforça a necessidade de um melhor planejamento das redes HEMS para usar os recursos disponíveis de forma eficiente a fim de melhorar o bem-estar social.

 

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Custeio do serviço aeromédico: uma simulação estratégica baseada no exemplo de uma região rural alemã