Alagoas – Médicos e enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Alagoas (Samu) concluíram o Curso de Nivelamento de Atuação em Aeronaves, voltado para a operação do novo helicóptero AW119 Koala. Realizado pelo Departamento Estadual de Aviação (DEA), ocorrido no hangar da Fazenda Volta D’Água, em Marechal Deodoro, capacitou profissionais para atuar no atendimento de urgência e emergência aérea, ampliando a segurança e a eficácia dos resgates.

O Curso de Nivelamento de Atuação em Aeronaves no hangar da Fazenda Volta D’Água, em Marechal Deodoro. Laryssa Sátiro / Ascom Sesau

A nova aeronave integra o Programa Salva Mais, implementado pelo Governo de Alagoas, e tem tecnologia que torna os voos mais rápidos e seguros. Com autonomia de 2h30 e capacidade para transportar até seis pessoas, a aeronave é ideal para atender pacientes em áreas de difícil acesso, como estradas remotas, e para transferências entre hospitais, inclusive entre estados, proporcionando mais conforto e segurança ao paciente e à equipe.

Durante o curso, os profissionais reforçam conceitos sobre segurança de voo, incluindo como se acomodar no interior da aeronave e realizar o embarque e desembarque corretamente. Eles também foram treinados sobre o posicionamento adequado de equipamentos e medicamentos, além das técnicas para movimentação segura de pacientes na aeronave.

O secretário de Estado da Saúde de Alagoas, Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou a relevância do Programa Salva Mais para o Estado. “O Salva Mais é fundamental para reduzir o tempo-resposta dos atendimentos e também para salvar vidas. O helicóptero Koala fortalece nossa estrutura de emergência e beneficia diretamente a população de Alagoas”, enfatizou.

O Curso de Nivelamento de Atuação em Aeronaves no hangar da Fazenda Volta D’Água, em Marechal Deodoro. Laryssa Sátiro / Ascom Sesau

O PROGRAMA

O Salva Mais inclui o resgate de pacientes com infartos, Acidente Vascular Cerebral (AVC), acidentes graves e até o transporte de órgãos para transplante. Com o treinamento, Alagoas se fortalece no atendimento de emergências críticas, oferecendo à população um serviço aéreo de ponta e profissionais capacitados para lidar com cenários complexos.

A expectativa é de que, com a implementação do Koala e a capacitação da equipe, o tempo de resposta aos chamados de emergência em locais distantes ou de difícil acesso seja significativamente reduzido, ampliando as chances de recuperação dos pacientes e a qualidade do atendimento em todo o Estado.

O Curso de Nivelamento de Atuação em Aeronaves no hangar da Fazenda Volta D’Água, em Marechal Deodoro. Laryssa Sátiro / Ascom Sesau

Rodrigo Nicácio, médico e coordenador da Rede de Urgência e Emergência do Estado, também enalteceu os benefícios do fortalecimento do serviço de transporte aeromédico com esta nova aeronave: “O Koala traz agilidade e permite que mais pessoas sejam salvas em menos tempo. Com esse equipamento, ampliamos nossa capacidade de resposta em casos de acidentes complexos, de urgências e emergências, além das transferências de longa distância de pacientes graves, com importante apoio aos programas Bate Coração e AVC Dá Sinais”, destacou.

A enfermeira Beatriz Santana, coordenadora do Samu Maceió e participante do curso, destacou a importância do Koala para o atendimento aeromédico. “Com o Koala, conseguimos chegar rapidamente aos locais do acidente, aumentando muito as chances de salvar vidas em situações críticas. A aeronave representa um avanço enorme no socorro aéreo em Alagoas”, frisou.