ALEX MENA BARRETO
Capitão da Polícia Militar do Estado de São Paulo, piloto policial e instrutor de voo de helicóptero.

Muito pouco se discute sobre a influência da complacência como fator contribuinte para acidentes ou incidentes aeronáuticos. Em pesquisas realizadas por Bryan Smith, Gerente de Segurança Operacional da Airborne Public Safety Association, conduzidas em 2016 e 2017, tendo como público os demais gerentes de segurança operacional de unidades aéreas de segurança pública, a complacência sempre esteve entre as cinco mais significativas ameaças à segurança operacional, juntamente com a entrada inadvertida em condições meteorológicas de instrumento – IIMC, treinamento, fadiga e falhas de manutenção/mecânicas. Pode-se argumentar ainda que a complacência desempenha um papel considerável em todas as outras quatro principais ameaças.

Mas o que é complacência?

Ser complacente significa algo ou alguém que é tolerante ou flexível. Os termos complacentes e complacência têm uma conotação negativa quando a situação passa por cima de valores morais ou éticos de quem age com complacência, transparecendo fraqueza de caráter.

Em discussões junto ao grupo de gerentes de segurança operacional de unidades aéreas de segurança pública, da Airborne Public Safety Association, surgiram as seguintes definições práticas do que é ser complacente:

  • Sentir-se seguro e com baixa percepção do perigo que esta postura representa.
  • Desvio contumaz dos procedimentos normais devido à falta de histórico de consequências negativas.
  • Realizar um ato ou procedimento com tanta frequência que todos começam a acreditar que nada de errado poderá acontecer.

ALEX MENA BARRETO Capitão da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Piloto policial e instrutor de voo de helicóptero. Atualmente trabalha como Assessor Técnico de Aviação de Segurança Pública, na Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP

Reconhecer que não há necessidade de melhoria ou de aprendizado no atual procedimento pelo simples motivo de nunca ter ocorrido nenhum acidente. Entre alguns aspectos comuns nessas definições estão a expectativa de determinado resultado e falta de consciência situacional. Essas condições podem provocar um baixo nível de desempenho na atividade, na falta de atenção aos detalhes, e consequentemente, em erros ou falhas.

Assim como muitos fatores atinentes à segurança operacional, os efeitos da complacência são pequenos e construídos lentamente ao longo do tempo, difíceis de serem identificados, até que seja tarde demais. Cada um de nós tem de ter a consciência de quando e no que estamos sendo complacentes, para assim tornar possível a sua mitigação. Muitos irão pensar: “Isso não ocorre comigo!”.

Você voa a quanto tempo no mesmo modelo de aeronave? Quanto tempo no mesmo tipo de missão? Quanto tempo com a mesma equipe? Estas perguntas levam o assunto na direção de um comportamento conhecido como Complacência nas operações de voo. Complacência é uma atitude pessoal de relaxamento e de rebaixamento dos padrões na execução de uma tarefa ou na tomada de uma decisão.

Ela ataca principalmente aqueles que se julgam experientes e profundamente familiarizados com seu tipo de atividade, pois estas condições geram uma diminuição do nível de alerta e do cuidado com os detalhes. Uma pesquisa do NTSB – National Transportation Safety Board americano analisou os pilotos envolvidos em acidentes com aeronaves públicas, definindo que o tempo médio de experiência de voo dos envolvidos era de 3.500 a 4.500 horas, dependendo do tipo de aeronave. Precisamos saber como nos automonitorar com relação à complacência, antes que os resultados desta nos atinjam. Apenas dizer para redobrar a atenção e tomar cuidado não resolve a situação. É preciso entender o problema antes de tentar resolvê-lo.

As luzes vermelhas da complacência

Como piloto profissional, é nossa missão manter um nível de especialização que garanta um resultado bem sucedido de nossas operações. Mas como saber quando estou certo ou quando estou sendo complacente? A primeira luz vermelha de complacência é o treinamento. Existe o ditado que demora um pouco mais do que uma vida inteira para aprender tudo sobre a aviação, ou seja, sempre tem algo a aprendermos ou alguma habilidade a ser melhorada.

Um dos princípios de gestão da “melhoria contínua” é que as coisas só podem estar em dois estados: evoluindo ou retrocedendo. Às vezes sentimos que alcançamos um nível de experiência no qual já vimos de tudo, temos a impressão que não há nada de novo para aprender, e nos pegamos dizendo: “eu já fiz este treinamento 100 vezes e sinceramente não preciso fazer isso de novo” Nossas habilidades na aviação são perecíveis. Isto é fato para pilotos, tripulantes, mecânicos, médicos e assim por diante.

Não importa há quantos anos estamos voando, quantos treinamentos fizemos ou quantos seminários participamos, lembrem-se sempre: se você não está evoluindo, você está retrocedendo. Treinar, aprender, rever e praticar são as formas de nos mantermos evoluindo na direção certa.

Embora habilidades novas e avançadas sejam frequentemente o que desejamos, revisar nossas habilidades básicas é um passo fundamental no combate à complacência. O lendário lutador de artes marciais Bruce Lee afirmava: “ter habilidades avançadas é ter as habilidades básicas dominadas”, acrescentando que “não tenho medo do homem que praticou 10.000 tipos de chutes por uma vez, mas tenho medo do homem que tenha praticado apenas um chute 10.000 vezes”.

Pilotos se tornam complacentes quando perdem aquele saudável senso de respeito pelas suas operações, quando acham que não precisam mais se preparar tanto para um voo, quando acham que checklist é para os novinhos, ou quando tomam decisões que diminuem as margens de segurança. Devemos refletir e nos perguntar: quando foi a última vez que você abriu um livro ou manual para estudar? Qual foi a última vez que participou de um treinamento? Quando assistiu a um seminário de segurança operacional? Nem sempre podemos ficar esperando os outros nos escalarem para treinar ou evoluir.

Cada um de nós pode fazer muito por conta própria. Quanto mais treinamos, menos complacentes seremos. Não é apenas o conhecimento, mas o processo de permanecermos atualizados e em constante evolução, que é o que nos protege de retrocedermos. A segunda luz vermelha é a participação nos esforços de melhoria da segurança operacional.

O que você fez para ajudar a identificar perigos e ameaças? Quando foi a última vez que você preencheu um relatório de segurança de voo reportando algo que poderia ser melhorado? Você já fez isso alguma vez? Nenhuma de nossas operações é perfeita, há sempre espaço para melhorias. Deixar de se preocupar em identificar ou abordar os perigos e ameaças de nossas operações alimenta a complacência. Por fim, a terceira luz vermelha é a rotina. Claro que ter uma rotina saudável de trabalho para determinadas tarefas é importante.

Entretanto, se suas atividades diárias estão tão cotidianas que você fica desconfortável ou até com raiva se algo interfere em seus costumes, isso deve ser motivo de preocupação. Muitas vezes usamos a rotina como uma muleta para a verdadeira proficiência. Ela também nos prende a uma consciência estagnada do nosso ambiente, que na realidade está em constante estado de mudança, que não serão percebidas ou até mesmo serão ignoradas por puro apego à rotina.

Impactos do Comportamento

Nossas atitudes em nosso trabalho influenciam diretamente na motivação, e por conseguinte, nos resultados esperados. Segundo a “Teoria do Comportamento Planejado”, do psicólogo social Icek Ajzen, existe uma forte ligação de nossas atitudes em relação à mudança do comportamento individual. Isso parece senso comum, mas Ajzen também afirma em sua pesquisa que os controles existentes, como normas ou regras formais, têm influência mínima em nosso comportamento.

Resumindo, dizer o que devemos fazer não orienta tanto a mudança de um comportamento quanto o exemplo de suas atitudes. Dessa forma, são nossas atitudes que criam a cultura de uma organização e de suas operações. Nosso compromisso com a organização afeta essas atitudes. Na pesquisa “The Three Component Model of Commitment”, John Meyer e Natalie Allen descrevem três componentes distintos que afetam o compromisso de um colaborador com sua organização.

Duas dessas motivações são o senso de obrigação para com a organização, e o medo de perder um emprego, seja por causa de perdas financeiras ou danos à carreira. Nenhuma dessas duas motivações são saudáveis e muitas vezes levam à complacência.

A terceira motivação é a paixão pelo trabalho. Normalmente é por essa motivação que acabamos por entrar no mundo da aviação e da segurança pública. Nós fazemos o nosso trabalho porque amamos isso. Essa paixão se traduz em motivação, o que é uma barreira para a complacência.

Com o tempo, no entanto, começamos a perder o sentido da paixão e apenas queremos saber qual a próxima data de pagamento ou de nossas férias. Pergunte a si mesmo: hoje, qual a motivação que leva você a fazer o que faz? Todo ser humano está sujeito a experimentar a complacência.

Ela invade áreas que no passado foram ocupadas pela nossa paixão mas que, com o passar do tempo, acabaram se transformando em rotina e tédio. Se quisermos lutar contra a complacência, antes que ela nos prejudique, devemos começar aceitando sua existência, em nós e ao nosso redor.

A complacência em si não é uma anomalia, uma vez que é resultado natural da rotina, da repetitividade de tarefas e da falta de novos estímulos. O grande desafio é identificá-la e adotar ações para combatê-la. É muito fácil perceber complacência no comportamento dos outros, mas muito difícil percebê-las em nós mesmos.

Nós sempre temos uma desculpa. Procurar as consequências da complacência, como erros e falhas já ocorridas, nos faz lutar pelo leite derramado. Em um enfoque preventivo, devemos atentar para o nosso treinamento e no envolvimento com os programas de segurança operacional, bem como nossas rotinas e nossos sentimentos sobre a jornada de trabalho.

Esses poucos itens são os que verdadeiramente constituem um checkup para evitar as consequências da complacência. A solução é nos policiarmos todos os dias, procurando continuamente o que está corroendo nossa motivação e consequentemente nossa operação, e agir sempre.

Isso não é algo que funcionará se fizermos apenas de vez em quando. Admita que ela está acontecendo com você! Você é um piloto experiente, faz esse trabalho há anos e repetidas vezes, conhece tudo de trás para frente. Você acredita mesmo que seu nível de alerta e de atenção aos detalhes hoje é o mesmo de quando começou na atividade? Concluindo, nós podemos estar avançando ou retrocedendo.

Se não estamos fazendo algo para melhorar a nós mesmos, estamos permitindo que a complacência nos arraste para trás, até o dia no qual iremos tropeçar e cair.

Fonte: Revista “O Águia” – 4ª Edição