Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, veicular anúncios ou conteúdo personalizado e analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceitar tudo", você concorda com nosso uso de cookies.
Preferências de Consentimento
Usamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.
Os cookies categorizados como "Necessários" são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para habilitar as funcionalidades básicas do site....
Sempre Ativo
Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.
Nenhum cookie para exibir.
Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.
Nenhum cookie para exibir.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Nenhum cookie para exibir.
Performance cookies are used to understand and analyse the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Nenhum cookie para exibir.
Advertisement cookies are used to provide visitors with customised advertisements based on the pages you visited previously and to analyse the effectiveness of the ad campaigns.
Desde janeiro de 2025 estão disponíveis na biblioteca da Amazon dois livros sobre o Crew Resource Management – CRM, em versões ebook e física. De autoria de Antônio Ricardo Pinheiro Cintra, piloto da Aviação do Exército, a coletânea visa aumentar o conhecimento sobre os conceitos de CRM e seus treinamentos para as diversas organizações.
O primeiro livro, “CRM: O básico para todo aviador”, busca explorar a história do CRM, abordar os conceitos das habilidades não técnicas (NOTECHS) a serem desenvolvidas e trabalhadas em tripulação e apresentar casos práticos de sucesso e insucesso do CRM, além de dicas práticas para a melhoria do CRM no dia a dia. É voltado para todos os aviadores, em especial os pilotos, em diversos níveis, para manter elevada a consciência sobre o tema.
Já o segundo livro, “A Prática do CRM O LOFT em simulador de voo”, é um guia para a realização de exercícios de treinamento de CRM, conhecidos como LOFT – Line Oriented Flight Training, utilizando simuladores de voo, nas diversas organizações. Possui foco em operadores como aviação executiva, geral, de segurança pública e forças armadas e busca fazer uma revisão dos conceitos das NOTECHS, uma explicação sobre os tipos de simuladores de voo existentes e a elaboração de um roteiro, montagem de cenário e avaliação do exercício. Ao final, são apresentadas sugestões de cenários para aeronaves de asa fixa e rotativa, bem como modelos de fichas de registro de voo e de situação para as tripulações.
Nascidos de uma demanda que o autor encontrou em tornar o CRM mais didático, e, ao mesmo tempo possuir uma padronização quanto à forma de aplicação dos exercícios, os livros se apoiam em manuais da força aérea brasileira, manuais dos Estados Unidos e da austrália, artigos e trabalhos científicos de outros autores e pesquisas do próprio autor. O objetivo maior é difundir o conhecimento quanto aos conceitos e a prática do CRM.
Os livros encontram-se disponíveis nos links abaixo: CRM: O básico para todo aviador
Para assinar nossa newsletter basta inserir seu endereço de e-mail no formulário ao lado. Fique tranquilo, respeitamos sua privacidade e somente enviaremos conteúdo útil pra você.
Enviar comentário