Ceará – Mais uma vez a agilidade das aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) foi fundamental para salvar vidas no Estado. Um bebê prematuro foi transferido na noite de terça-feira (02/02) de Itapipoca para um hospital em Fortaleza, por uma equipe na aeronave Fênix 09.

Crianca-prematura-e-transferida-para-Fortaleza-em-aeronave-da-Ciopaer-da-SSPDS-1-600x450-1

O recém-nascido, que apresentava estado de saúde grave, precisou ser transferido após a mãe sofrer eclâmpsia. O parto prematuro e cesáreo foi realizado às pressas e a criança sofreu uma parada cardíaca. Após ser reanimada, ela precisou ser encaminhada para uma unidade de saúde em Fortaleza. O transporte aeromédico contou com uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Ceará.

Como comumente é feito em casos que envolvem recém-nascidos, foi utilizada uma incubadora na aeronave que possui capacidade de configuração para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea e detêm modernos equipamentos. O transporte do município do Interior Norte até a Capital cearense durou 50 minutos. Já em Fortaleza, a criança foi levada ao Hospital Geral Doutor Waldemar Alcântara, onde ficou sob cuidados médicos.

Crianca-prematura-e-transferida-para-Fortaleza-em-aeronave-da-Ciopaer-da-SSPDS-2-600x450-1