Uma criança com apenas 12 dias de vida foi transferida na tarde do domingo da cidade de Santana do Livramento, na Campanha, para Alvorada com o auxílio do helicóptero da Brigada Militar do Rio Grande do Sul(BM/RS).

De acordo com informações do jornal Zero Hora, Antony nasceu prematuro no Hospital Santa Casa de Livramento no dia 21 de maio.

O major Danubio Augusto Lisboa recebeu perto das 15 horas um chamado do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para a patrulha aérea. O alerta de atendimento emergencial era um pedido de resgate para um bebê de 12 dias com problemas respiratórios. A criança estava em deslocamento desde Livramento em busca de atendimento na região metropolitana.

— Fomos acionados para auxiliar a remoção de um bebê de Livramento a Porto Alegre. Por rádio, fomos informados da localização da ambulância na estrada e pousamos num trevo da rodovia — relata Lisboa.

O encontro entre a ambulância e o helicóptero foi na BR-290, a 50 quilômetros de Cachoeira do Sul. Lisboa conta que a transferência precisou ser rápida e no helicóptero não teria espaço para todos os passageiros por causa do cilindro de oxigênio.

15118157

Embarcaram o bebê Antony, o médico e a enfermeira. Os pais da criança Franklin Ferraz Saraiva e E Mirian Siqueira Ferraz seguiram viagem via terrestre com o motorista do Samu. Ao se aproximar da região metropolitana, a equipe recebeu a orientação para pousar no Centro de Treinamento do Inter de Alvorada. No local, outra ambulância aguardava o paciente para conduzi-lo ao hospital da cidade perto de 17h30min.

Antony nasceu prematuro no Hospital Santa Casa de Livramento no dia 21 de maio. Em 24 horas a criança teve alta e foi para casa. Nos últimos dias, a mãe percebeu o filho com problemas respiratórios e voltou ao hospital onde foi diagnosticada a pneumonia.

 

Fonte: Zero Hora.