CPAER/PMDF considera “um sucesso” a realização do Seminário que tratou de procedimentos operacionais a nível nacional
16 de dezembro de 2018 2min de leitura
16 de dezembro de 2018 2min de leitura
Entre os dias 05 e 07 de dezembro de 2018, o Comando de Policiamento Aéreo da PMDF conduziu, em Brasília-DF, o 1º SEMINÁRIO DE OPERAÇÕES AÉREAS POLICIAIS, que contou com a presença de 61 (sessenta e um) pilotos, 67 (sessenta e sete) tripulantes operacionais, 06 (seis) mecânicos de manutenção aeronáutica e 10 (dez) entusiastas da aviação, do Distrito Federal e de 17 (dezessete) Estados da Federação, além de integrantes da Aviação do Exército, Marinha e Aeronáutica e, ainda, o Adido Policial da Embaixada da Colômbia em Brasília-DF, que também é piloto de helicópteros.
Nos dois primeiros dias, pilotos e tripulantes operacionais revezaram-se nas apresentações de temas relacionados a padrão operacional, operações com cordas, emprego de instrumentos de menor potencial ofensivo – IMPO a partir de aeronaves, operações com óculos de visão noturna – OVN e transporte de equipes táticas e de cães.
A Polícia Militar de Minas Gerais engrandeceu o evento com a vinda do helicóptero PÉGASUS 14, configurado para voos com OVN. Assim, nas noites dos dias 05 e 06 de dezembro, todos os participantes do Seminário tiveram a oportunidade de realizar um voo com óculos de visão noturna em uma área de breu próxima a Base-FÊNIX, comprovando o quanto este equipamento pode agregar em termos de efetividade e segurança das operações aéreas noturnas.
As palestras do último dia trataram do emprego de armamento a bordo de helicópteros, com Unidades Aéreas que operam em ambientes operacionais distintos. Dentre elas, as palestras das polícias (militar e civil) do Estado do Rio de Janeiro, apresentando a geografia desfavorável e poder de fogo de criminosos que estas Unidades Aéreas enfrentam diariamente, fez com que todos os participantes do Seminário conhecessem um pouco mais sobre os riscos potencializados que estes profissionais da Aviação de Segurança Pública Nacional vivenciam em suas missões.
O ponto alto de todas todos os dias de palestras foram os debates ocorridos ao término de cada tema, os quais eram apresentados por três Unidades Aéreas distintas. Posicionados à frente do público, os palestrantes eram alvos das mais variadas perguntas sobre o assunto, proporcionando uma excelente interação entre pilotos e tripulantes operacionais de todas as partes do país, esclarecendo dúvidas sobre cada padrão adotado.
O principal objetivo do Seminário foi alcançado, pois os envolvidos na Aviação de Segurança Pública puderam analisar as operações de suas Unidades Aéreas e comparar suas atuações, seus equipamentos e seus procedimentos, ampliando assim, o leque de opções operacionais para a prestação de um serviço aéreo seguro e de excelência em seus respectivos Estados.
O Comando de Policiamento Aéreo da PMDF agradece a confiança e a presença de todos e espera revê-los em breve, no SEMINÁRIO DE 2019.
Veja mais de fotos do evento
Fonte: CPAER/PMDF
Enviar comentário