São Paulo – O corpo do francês Eric Welterlin, de 54 anos, que desapareceu durante um treino de corrida no Pico dos Marins, em Piquete (SP), foi encontrado durante a manhã deste sábado (5). O esportista desapareceu no dia 16 de abril.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, ele foi achado por volta das 11h50min por um fazendeiro, que tocava gados ao pé da serra em Piquete e sentiu um cheiro forte vindo de um trecho de difícil acesso. Ele acionou os bombeiros, que cercaram o local e encontraram o corpo após 2 horas de caminhada. O local é de difícil acesso e está fora ou sequer mesmo perto de qualquer rota de trilha.

Helicóptero da PM ajudou no resgate do corpo (Foto: Bruno Pellegrine/TV Vanguarda)

Helicóptero da PM ajudou no resgate do corpo (Foto: Bruno Pellegrine/TV Vanguarda)

Como o corpo não tinha marcas de ferimentos aparentes, uma das suspeitas é que ele tenha se perdido e possivelmente morrido de hipotermia, no entanto, a confirmação da causa da morte ainda depende da realização de exames. Por volta das 16h00, o helicóptero Águia da Polícia Militar realizou a retirada do corpo através da técnica mcguire, que foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Guaratinguetá.

No local, a polícia apreendeu ainda um relógio com sistema de GPS que o francês usava. O equipamento será analisado para ver se foi registrado o trajeto percorrido durante o tempo em que ele ficou perdido.

A confirmação oficial da identificação do corpo ocorreu por volta das 17:30h, tendo em vista a dificuldade de comunicação direta com as equipes.

Operação para a retirada do corpo

Os bombeiros militares Sargento Edimilson e Soldado kênia da cidade de Itajubá, os soldados Máximo, Douglas e Laurindo da cidade de Varginha, juntamente com outros dois bombeiros do Estado de São Paulo resgataram o corpo do francês.

Em um trabalho conjunto, transportaram o corpo de Eric durante um percurso de cerca de 700 metros, transpondo um riacho, passagens estreitas e íngremes de mata fechada, até chegar a uma região descampada onde o helicóptero pudesse descer e o corpo ser içado em uma maca até a estrada, onde carros da funerária e viaturas estavam.

Buscas

As buscas pelo francês, que morava em Itajubá (MG), mobilizaram centenas de profissionais de Minas Gerais e São Paulo, entre bombeiros, grupo especializado de busca na mata da Polícia Militar, helicópteros, drones, cães farejadores e voluntários. Além do terreno irregular, outra dificuldade enfrentada pelos grupos de busca foi a presença constante de neblina em alguns trechos. A varredura foi suspensa na última quarta-feira (2), após 17 dias.

O Pico dos Marins tem mais de 2 mil metros de altitude e é um dos mais altos do estado de São Paulo. O local tem várias trilhas, acesso por dois estados e relevo acidentado.

Fonte:  G1 Vale do Paraíba e Região e Ascom CBMMG.