Corpo de Bombeiros e NOTAer fazem simulação de resgate de afogamento em praia de Vila Velha, ES
29 de novembro de 2017 2min de leitura
29 de novembro de 2017 2min de leitura
Espirito Santo – No último domingo (26) o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo (CBMES), através da Diretoria de Operações (DOp), fez o lançamento da “Operação Verão”, na Praia de Itaparica, em Vila Velha, Grande Vitória.
O evento contou com a formatura de 23 guarda-vidas do projeto “Soldado cidadão”, um convênio entre o CBMES e 38º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, exposição de viaturas novas e antigas, banda de música do Exército Brasileiro, recreação infantil e simulação de salvamento a vítimas de afogamento, integrando os Guarda-vidas da Prefeitura Municipal de Vila Velha, os militares do Corpo de Bombeiros Militar, o Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
A simulação marca o início da operação de verão dos militares e o tema desse ano é “verão seguro é verão sem afogamentos“. Na ação, os guarda-vidas correram para o mar, porque, supostamente, um grupo de banhistas estava se afogando. Dois homens foram resgatados, e outra equipe de moto aquática e bote inflável resgata mais duas pessoas. Todos foram levados para a areiam com exceção de um banhista, que continuou no mar, distante da praia.
Então, o helicóptero do NOTAer foi acionado, um bombeiro saltou na água para salvar a vítima e os dois foram retirados numa cesta de resgate (puça) e levados até a areia. O tenente-coronel Wagner, do Corpo de Bombeiros, garantiu que todos os equipamentos usados na simulação, inclusive o helicóptero, estarão disponíveis para o salvamento da população.
A Operação Verão é realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo no período de dezembro a março, e objetiva prevenir a ocorrência de afogamentos durante o verão. A Corporação realizou planejamento que inclui a seleção, treinamento e supervisão de guarda-vidas, mapeamento das áreas com maiores incidências de afogamentos, alocação de recursos materiais (motos aquáticas, embarcações, quadriciclos, pranchas, viaturas convencionais etc), além das parcerias com o SAMU, NOTAer, Polícia Militar, prefeituras municipais, entre outros.
Fonte: CBMES, G1 e CBN Vitória.
Enviar comentário