Corpo de Bombeiros de Goiás, Secretaria da Saúde e SAMU discutem melhorias no serviço aeromédico
04 de outubro de 2017 1min de leitura
04 de outubro de 2017 1min de leitura
Goiás – Na sexta-feira (29), no Centro de Operações Aéreas (COA) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), reuniram-se representantes da Secretaria da Saúde de Goiás, SIATE, SAMU Goiânia e SAMU Aparecida com o objetivo de fortalecer e expandir o serviço aeromédico público no Estado de Goiás.
Na reunião, Danielly Silvestre Bittencourt, diretora geral do SAMU Aparecida, que ainda não integra as equipes do serviço aeromédico, manifestou a possibilidade de somar forças por meio da disponibilização de médicos e enfermeiros de sua instituição.
Atualmente, o serviço aeromédico é composto por representantes do CBMGO, SIATE e SAMU Goiânia. Na reunião, ficou acertado que o CBMGO e o SAMU Goiânia realizarão, em caráter de urgência, um estágio de adaptação para médico e enfermeiros em cumprimento ao disposto na Portaria n. 2048/02 do Ministério da Saúde, visando capacitar os novos profissionais de Aparecida de Goiânia que virão a compor as escalas. Além disto, intensificarão os diálogos entre as instituições visando o estabelecendo dos convênios legais necessários.
Estas iniciativas buscam não apenas a solução para a falta de profissionais médicos e enfermeiros do momento, mas também, o estabelecimento de condições para a ampliação do serviço, visto que, em breve por meio de convênio estabelecido com a Secretaria de Saúde de Goiás, o CBMGO colocará em operação, no serviço aeromédico, um avião Seneca III que complementará o serviço atualmente prestado pelo helicóptero Bombeiro 01 e estenderá a cobertura do atendimento para todo o Estado.
Participaram da reunião Cleudes Baré, Superintendente da Secretaria de Saúde de Goiás, Luciano Garcia, coordenador geral do SIATE, André Braga, diretor geral do SAMU Goiânia, Coronel Wilton Adriano da Silva Filho, Comandante do Serviço Médico do CBMGO, e o Tenente Coronel Hofmann Gomes Rodrigues, Comandante do Centro de Operações Aéreas do CBMGO.
Enviar comentário