Minas Gerais – Colaborar para que os alunos do ensino médio e fundamental construam uma nova relação com a matemática e a física, fazendo com que o conteúdo das disciplinas seja mais concreto e mais próximo da realidade. Este é o principal objetivo da parceria entre o Colégio Integral e a PMMG – Polícia Militar de Minas Gerais no projeto O helicóptero e a 3ª Lei de Newton.

Depois das palestras, alunos visitam o hangar da 3ª Cia do CORPAer/MG para aulas práticas sobre a 3ª Lei de Newton

Durante o projeto, os componentes da 3ª CORPAER – Companhia de radiopatrulhamento aéreo da PMMG, sediada em Montes Claros, explicam aos alunos como a física e a matemática são utilizadas na construção das aeronaves para que elas, sendo mais pesadas que o ar, possam voar. Além disso, através do projeto, os alunos conhecem a história da PMMG e como as aeronaves são utilizadas na atividade policial e na defesa civil de Minas Gerais e do Brasil.

Se didaticamente os alunos ganham com o projeto, que permite derrubar as barreiras e os pré-conceitos em relação à física e à matemática, a PMMG lucra por construir, através do projeto, uma ponte importante para a integração com a sociedade.

Os alunos que participaram do programa confirmam que as disciplinas antes bichos-papões agora ficaram mais simpáticas e até mais fáceis.

Saiba mais: Conheça o projeto “O helicóptero e a 3ª Lei de Newton” desenvolvido pelo CORPAer/PMMG.


Fonte : Jornal Norte de Minas / Reportagem e foto: Ana Karienina