Mecânicos do 3º BBS/Av.Op. realizam 1ª Inspeção de 100 horas no Resgate 02 na própria Unidade.

Este acontecimento é resultado de muitos anos de investimento do CBMDF na capacitação de profissionais qualificados, e representará uma redução significativa dos gastos além de elevar ainda mais o padrão de qualidade e segurança das Operações Aéreas do CBMDF.

No período de 08 a 11 fevereiro de 2010, a aeronave AS350B2 (VEMD) Esquilo, prefixo PR-MJX – Resgate 02 foi inspecionada por mecânicos da corporação. A atividade representa um marco na crescente evolução do padrão de qualidade das Operações Aéreas do CBMDF por ser a primeira manutenção neste nível realizada no Hangar Soldado Alberto F. da Fonseca (Hangar dos Helicópteros no complexo do QCG).

Alguns membros da Equipe de Mecânicos de Aeronaves do 3º BBS/Av.Op

Atualmente, o 3º BBS/AvOp busca junto a Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC a homologação dos Hangares como oficinas visando à realização de manutenções ainda mais complexas, o que resultará em menor gasto ao CBMDF bem como reduzirá ainda mais o tempo de indisponibilidade das aeronaves durante estes serviços.

A manutenção realizada foi a inspeção programada prevista para cada 100 (cem) horas de operação da aeronave, e  inclui a checagem de uma extensa gama de componentes de célula (corpo da aeronave) e Motor (conjunto moto-propulsor).  Em momentos anteriores, era necessário que a aeronave fosse trasladada para Itajubá – MG, ou que técnicos da Helibrás fossem deslocados para Brasília o que gerava custos mais elevados.

Para o alcance dessa vitória foram necessários diversos investimentos em treinamento e capacitação dos profissionais de mecânica aeronáutica da unidade. Ao longo dos 24 anos de existência do Serviço Aéreo, que incluem os 14(quatorze) anos de Aviação Independente do CBMDF, foram envidados esforços iniciados ainda nas gestões anteriores do 3º BBS/AvOp no sentido de formar e especializar estes militares.

A manutenção séria e responsável das aeronaves é importantíssima, não podendo nunca ser negligenciada. Dadas as características das missões executadas com as aeronaves Corporação, como salvamentos, transportes aeromédicos, buscas, combate a incêndios florestais, etc, é imprescindível que as aeronaves estejam disponíveis para voo o maior tempo possível. Com o ingresso nessa fase a Corporação reduzirá o tempo de indisponibilidade das aeronaves significativamente.

O 3º BBS/AvOp trabalha constantemente no planejamento dessas atividades de manutenção e tem buscado a cada dia a melhor capacitação dos seus profissionais. Atualmente a unidade busca a viabilização de um projeto de capacitação continuada que proporcionará conhecimento e competência para a realização de intervenções ainda de maior complexidade nas duas aeronaves de asas rotativas operadas o AS 350 B2-Esquilo(Resgate 02) e EC 135 T2 (Resgate 03).

O Comando do 3º BBS/AvOp parabeniza a todos os militares envolvidos com a manutenção do RESGATE 02, destacando o brilhantismo, a capacidade técnica e a responsabilidade destes profissionais no exercício de suas funções.

“Voar, Pairar, Salvar!”

(clique e veja as fotos)


Nota do site :

O site Piloto Policial parabeniza à manutenção do 3º BBS – CBM/DF pela conquista, e principalmente aos mecânicos empenhados na intervenção. Parabéns e sucesso !


Fonte : 3º BBS – CBM/DF