Conheça um pouco sobre a rotina da oficina de manutenção das aeronaves da PM de São Paulo
19 de junho de 2016 2min de leitura
19 de junho de 2016 2min de leitura
O Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar de São Paulo possui oficina de manutenção aeronáutica homologada pela ANAC desde outubro de 2008 e realiza, desde então, a manutenção de suas aeronaves. Ela realiza manutenção nos 23 esquilos AS350 da frota que estão distribuídos nas 11 bases do Águia no Estado.
O Grupamento Aéreo ainda possui contrato de prestação de serviço com fornecimento de peças com as empresas Helibras e Turbomeca. Essas empresas proporcionam qualidade e segurança nos serviços realizados.
Atualmente o Grupamento possui mecânicos de manutenção aeronáutica habilitados, todos policiais militares, para realizar nas oficinas do GRPAe manutenções de 7 dias, 10h até 150h. As inspeções de 600h, 12 anos, Inspeção Anual de Manutenção – IAM e Relatório de Condição de Aeronavegabilidade – RCA são feitos pela empresa Helibras.
Na semana passada foi a vez do Águia 06, onde mecânicos de manutenção aeronáutica da Divisão de Manutenção do GRPAe realizaram a terceira manutenção de 150h em São Paulo. Essa ação dura em média 05 dias e segue diretrizes de aeronavegabilidade do fabricante da aeronave.
São verificados sistemas como os de combustível, de óleo e hidráulico, além de inspeções visuais e dimensionais de elementos que compõem o grupo motopropulsor, o rotor de cauda e o rotor principal.
Essa ação verifica também os acessórios utilizados em apoio ao policiamento e em missões de salvamento, como o gancho e o imageador térmico.
Essas manutenções são muito importantes para a segurança operacional do GRPAe e são realizadas em todas as aeronaves da Polícia Militar através de um planejamento rigoroso para manter a continuidade do serviço.
Para ajudar nessa importante tarefa, o GRPAe possui a Base de Radiopatrulha Aérea de Bauru como uma “filial” da oficina de manutenção de São Paulo e realiza as manutenções nos helicópteros das Bases do interior – Araçatuba, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Piracicaba, além de Bauru.
Para organizar tudo isso, o GRPAe também dispõe de um Controle Técnico de Manutenção (CTM), capaz de planejar toda a frota para que tenham mais disponibilidade. Nos dias atuais está sendo um grande desafio para os gestores de manutenção manter a frota disponível.
A PM mantém suas 11 bases com helicópteros em apoio ao policiamento, no salvamento e no resgate, e são esses profissionais que fazem a diferença.
São policiais militares que fazem voar – você pode confiar!!
Fotos: Divulgação.
Enviar comentário