Competição Nacional de Mecânicos de Aeronaves de Segurança Pública 2022
25 de maio de 2022 7min de leitura
25 de maio de 2022 7min de leitura
Nos dias 01 a 04 de agostos acontecerá o Encontro Nacional de Aviação de Segurança Pública e Defesa Civil – ENAVSEG 2022, na cidade de Vitória, no Espírito Santo.
O evento será organizado pelo Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAER), da Secretaria Casa Militar do Espírito Santo, em comemoração ao seus 30 anos de atividade, com o apoio do site Piloto Policial.
Este ano, além dos debates, também será promovida a segunda edição da Competição Nacional de Mecânicos de Aeronaves de Segurança Pública e da Competição Nacional de Operadores Aerotáticos e Tripulantes Operacionais de Segurança Pública.
A Competição Nacional de Mecânicos de Aeronaves de Segurança Pública visa refletir as práticas e padrões internacionais no mundo do setor aeronáutico. A Especificação de Padrões é, portanto, uma diretriz para a preparação e para o bom desempenho das funções de um mecânico da Aviação da Segurança Pública.
Um mecânico em manutenção de aeronaves da aviação da segurança pública realiza uma série de processos com produtos aeronáuticos e tem a responsabilidade essencial de atuar profissionalmente para garantir a aeronavegabilidade da frota.
A competição será organizada pelo SENAI/SC, com apoio do NOTAER/ES.
A inscrição para a competição é voluntária e deverá ser feita em duplas ou trios, obrigatoriamente de profissionais de segurança pública da área de manutenção aeronáutica que atue como Mecânico de Manutenção Aeronáutica (MMA) com CHT válida pela ANAC ou como Auxiliar de Mecânico.
O prazo para as inscrições dos participantes é de 10 de julho de 2022. Serão ofertadas vagas para 15 equipes competidoras (duplas ou trios).
As equipes de competidores deverão ser composta por pessoal qualificado na área de manutenção aeronáutica. Não será permitida a formação de equipes com integrantes que não tenham formação técnica na área.
As vagas serão preenchidas por ordem cronológica de envio das equipes pelas OASP’s até o limite de 15 equipes. Uma mesma OASP poderá inscrever mais de uma equipe para essa competição.
A competição será realizada na cidade de Vitória (ES), iniciando-se no dia 02 de agosto de 2022.
Serão realizadas até o limite de 08 (oito) provas práticas por todas as equipes participantes e avaliadas pela equipe do SENAI/SC. Será atribuída uma porcentagem das notas totais a cada seção para indicar sua importância relativa dentro da Especificação de Padrões. A soma de todas as notas percentuais é 100
Todo o material, ferramental e documentação técnica necessários para a realização das provas serão fornecidos pela organização da prova.
Esta prova testará a habilidade dos competidores de realizar uma série de padrões de segurança utilizando arame de segurança.
A bancada disponibilizada pelo SENAI/SC prevê a realização de frenos, torques corretos e ajustes em cabos de comando, onde os competidores terão o tempo de 20 minutos para completar a fiação de segurança.
As pontuações serão calculadas de acordo com a folha de pontuação da Competição.
Referência: AC 43.13-1B – Métodos, Técnicas e Práticas Aceitáveis – Inspeção e Reparo de Aeronaves.
Este evento testará a habilidade dos competidores de realizar a medição os danos de amassados em um painel de fuselagem usando métodos tradicionais. Os competidores serão avaliados quanto à capacidade de seguir as etapas prescritas descritas no manual.
O cenário constitui a avaliação de um dente de acordo com o Manual da Tarefa nº 1 (Avaliação do Dente usando o método tradicional), utilizando um formulário SDR para avaliar a mossa de acordo com o SRM. Os competidores terão o tempo de 15 minutos para completar a prova.
As pontuações serão calculadas de acordo com a folha de pontuação da Competição. Cada defeito não encontrado ou não registrado, terá a dedução de pontos.
Referências: AC 43.13-1B – Métodos, Técnicas e Práticas Aceitáveis – Inspeção e Reparo de Aeronaves e SRM Airbus Helicopters.
Este evento testará a habilidade dos competidores de responder questões de múltipla escolha relacionadas a fatores humanos. Os competidores serão avaliados quanto à capacidade de responder as questões de acordo com Manual Geral do Técnico de Manutenção de Aviação da FAA.
Cada membro da equipe designado fará um exame cronometrado, monitorado em um tablet. Os competidores terão o tempo de 15 minutos para completar a prova.
As pontuações serão calculadas de acordo com a folha de pontuação da Competição.
Referência: Manual Geral do Técnico de Manutenção de Aviação da FAA.
Este evento testará a habilidade dos competidores de realizar uma pesquisa de panes consultando ao sistema de Publicações Técnicas da Airbus Helicopters.
Os competidores serão avaliados quanto à capacidade de seguir as etapas prescritas descritas nos manuais bem como aos registros corretos nos formulários. Os competidores terão o tempo de 15 minutos para completar a prova.
As pontuações serão calculadas de acordo com a folha de pontuação da Competição.
Referência: Consulta ao Sistema Orion.
Este evento testará a habilidade dos competidores de realizar uma inspeção de pré-voo de acordo com o POH e, com o lançamento dos defeitos encontrados nos documentos e formulários adequados.
Em uma aeronave da Airbus Helicopters, o competidor deverá realizar uma inspeção de pré-voo completa. Ainda, este evento testará a habilidade dos competidores de realizar uma liberação eventual baseado na MEL/CDL , com o devido lançamento em formulário e livro de bordo. O competidor deverá registrar a inspeção corretamente. Os competidores terão o tempo de 20 minutos para completar a prova.
As pontuações serão calculadas de acordo com a folha de pontuação da Competição. Cada lançamento errado ou defeito não encontrado terá a dedução de pontos.
Referência: Manuais da Aeronave.
Este evento testará a habilidade dos competidores de realizar a inspeção os danos em um painel de fuselagem em compósito usando método de TAP TEST.
Utilizando as informações contidas nos manuais obtidas no sistema Orion, SRM , AMM e publicações afetadas, os competidores deverão localizar, identificar e dimensionar defeitos em uma chapa estrutural de compósito. Estes defeitos deverão ser devidamente lançados em formulário de SDR com as devidas referências.
Os competidores terão o tempo de 15 minutos para completar a prova. As pontuações serão calculadas de acordo com a folha de pontuação da Competição. Cada lançamento errado ou defeito não encontrado terá a dedução de pontos.
Referências: Sistema ORION e AC 43.13-1B – Métodos, Técnicas e Práticas Aceitáveis – Inspeção e Reparo de Aeronaves.
Este evento testará a habilidade dos competidores de realizar a pesquisa de defeitos ou falhas em um circuito elétrico funcional.
Os competidores deverão realizar a pesquisa de defeitos ou falhas em um circuito elétrico funcional previamente montado ao qual os juízes colocarão falhas para avaliação dos competidores. Os competidores serão avaliados quanto à capacidade de seguir as etapas prescritas descritas no manual, manuseio de ferramentas e equipamentos.
Os competidores terão o tempo de 15 minutos para completar a prova. As pontuações serão calculadas de acordo com a folha de pontuação da Competição. Cada defeito não encontrado ou não registrado, terá a dedução de pontos.
Referências: AC 21-99 – AIRCRAFT WIRING AND BONDING e Manual de Standard Practices – Electrical – Airbus Helicopters.
Este evento testará a habilidade dos competidores de utilizar o equipamento boroscópio para realizar uma inspeção preliminar em equipamento da aeronave seguindo um Task Card.
O competidor deverá avaliar um aspecto do motor utilizando o boroscópio como recurso e diagnosticando de acordo com o Manual de manutenção referenciado no Task Card. Os competidores serão avaliados quanto à capacidade de seguir as etapas prescritas descritas no Task Card, manuseio do boroscópio e equipamentos.
Os competidores terão o tempo de 15 minutos para completar a prova. As pontuações serão calculadas de acordo com a folha de pontuação da Competição. Cada lançamento errado ou defeito não encontrado terá a dedução de pontos.
Referências: Sistema ORION e Engine Maintenace Manual.
Para cada prova, será efetuada uma avaliação da equipe participante, e será considerada vencedora da competição a equipe que tiver a maior nota, somado os resultados das oito provas.
A divulgação do resultado e a premiação da dupla vencedora será realizada no dia 04 de agosto no encerramento do Encontro Nacional de Aviação de Segurança Pública e Defesa Civil – ENAVSEG 2022.
Enviar comentário