Rondônia – O Núcleo de Operações Aéreas da Secretaria de Segurança do Estado de Rondônia – NOA/SESDEC, iniciou no dia 23 de outubro de 2017 o I Curso de Operações Aéreas do Estado de Rondônia – COA/NOA. Foram matriculados 17 alunos após processo de seleção interno. O curso é integrado por policiais civis, policiais militares e bombeiros militares, tanto no corpo docente como no discente.

Começa o I Curso de Operações Aéreas do Estado de Rondônia que formará tripulantes multimissão

Começa o I Curso de Operações Aéreas do Estado de Rondônia que formará tripulantes multimissão

O I COA/NOA possui uma carga horária de 555 horas/aula e seu encerramento está previsto para acontecer na primeira quinzena do mês de dezembro de 2017. A direção e coordenação do curso é constituída pelo TC PM Lopes, Chefe do NOA, Cap PM Leandro, Chefe de Operações e pelo 2º Sgt BM Servanildo, Tripulante do GOA.

O objetivo do curso é capacitar os profissionais da Aviação de Segurança Pública para que possam exercer a função de tripulante operacional multimissão, desenvolvendo aspectos técnicos e científicos exigidos pela atividade desenvolvida pelo Núcleo de Operações Aéreas da SESDEC e pelo Grupo de Operações Aéreas do CBMRO.

Alunos do I Curso de Operações Aéreas em treinamento na piscina.

Alunos do I Curso de Operações Aéreas em treinamento na piscina.

O Núcleo de Operações Aéreas – NOA da SESDEC atua no patrulhamento aéreo e em ações de apoio, preventivas e repressivas, como policiamento ostensivo, policiamento ambiental, operações de misericórdia, operações de polícia judiciária, entre outras.

O Grupo de Operações Aéreas – GOA do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia, criado por meio da Lei n° 2.699 de 28/03/2012, atende demandas de combate a incêndios, resgate e transporte aeromédico.

O curso propiciará a obtenção dos conhecimentos das áreas de aviação policial, de resgate e defesa civil, através de instruções teóricas e práticas.