A companhia alemã de resgate aeromédico, DRF Luftrettung, recebeu o primeiro helicóptero EC145 T2 da Airbus Helicopters durante a cerimônia de entrega no dia 31 de julho, um marco significativo para o programa EC145. A DRF Luftrettung fez uma encomenda de 20 helicópteros EC145 T2 à Airbus Helicopters. A previsão é de que esta primeira aeronave entre em operação na base aeromédica de Munique, que funciona 24 horas 7 dias por semana, no final deste ano.

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O EC145 T2 é a mais recente aquisição da família BK117/EC145. A aeronave, que ganhou certificação da Agência Europeia de Segurança na Aviação (EASA) em abril, recebeu mais de 100 encomendas de clientes do mundo todo – sendo que 85 delas serão operadas por organizações de resgate aeromédico.

Wolfgang Schoder, diretor executivo da Airbus Helicopters na Alemanha, disse: ‘A cerimônia de entrega do primeiro EC145 T2 é um evento muito importante para todos nós da Airbus Helicopters. Estamos muito animados de estar entregando esta aeronave para um dos nossos clientes mais leais — a DRF Luftrettung. O EC145 T2 transmite muito bem a nossa intenção, que é oferecer aos nossos clientes os melhores helicópteros para as suas missões, com custos operacionais econômicos, suporte personalizado e pacotes de serviço.’

O EC145 T2 foi desenvolvido de maneira que necessite de menos manutenção do que os modelos mais antigos, com um intervalo maior entre as revisões gerais de seus componentes principais. O helicóptero, bimotor, da classe de quatro toneladas e multifuncional, é alimentado por motores Turbomeca Arriel-2E que são, por sua vez, equipados com duplo canal no sistema FADEC (Full Authority Digital Engine Control) e rotor de cauda embutido tipo Fenestron, juntamente com atualizadas caixas de engrenagens do rotor principal e de cauda. O cockpit traz o conjunto de aviônicos digitais Helionix e um piloto automático com 4 eixos, desenvolvido pela Airbus Helicopters.

A Airbus Helicopters oferece treinamento para técnicos e pilotos assim como um inventário aprimorado de peças de reposição e programas de manutenção personalizados, tais como a manutenção de peças e componentes ou os serviços da Turbomeca de suporte operacional, manutenção preventiva e correções de discrepância. Um simulador de voo completo estará disponível em 2016.

Fonte: RotorHub via Shephard