COMAVE/PMMG forma primeira mulher habilitada a pilotar aeronave de asa fixa
11 de abril de 2023 2min de leitura
11 de abril de 2023 2min de leitura
Minas Gerais – O dia 23 de fevereiro de 2023 tornou-se um dia histórico para a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), para o Comando de Aviação do Estado (Comave) e para todas as mulheres policiais militares na instituição.
A 1º tenente Gabriela Emília Soares Lacerda Resende tornou-se a primeira mulher na PM mineira habilitada a pilotar aeronave de asa fixa. A militar ingressou na corporação em fevereiro de 2017 sendo declarada oficial em 2019. Trabalhou como comandante de setor no 34º BPM, em Belo Horizonte, serviu por dois anos como Comando Tático Móvel no 41º BPM, também na capital mineira, e desempenhou diversas funções administrativas.
Como piloto de asas fixas, a oficial desempenhará diversas atividades dentro do conceito de multimissão do Comave, como transporte de órgãos vitais para transplante, transporte aeromédico, de urnas, de tropa especializada e de autoridades, monitoramento ambiental, combate a incêndios, de vacinas como foi no período inicial da pandemia do Covid-19, transporte de provas para concursos públicos e várias outras.
A tenente Emília conta que escolheu a carreira de policial militar pela nobreza da missão. Desde quando cursava a faculdade de Direito, já sabia que queria servir à segurança pública. Escolheu ser oficial da PMMG pelos valores da instituição, pela seriedade e profissionalismo com que a corporação presta o serviço à sociedade mineira. “Ser piloto de avião era um sonho distante, mas a PMMG me possibilitou realizar esse sonho”, frisou a nova piloto de avião do Esquadrão de Asa Fixa da PMMG.
Inspiração
Prestei um concurso interno, amparado por um edital específico. Eram apenas duas vagas, mas passei pelas etapas de prova teórica, de avaliação médica e psicológica e hoje me orgulho em iniciar essa história seguindo os passos de outras comandantes de aeronaves militares.
Gabriela Emília Soares Lacerda Resende, Tenente
Conforme o comandante de Aviação do Estado, coronel Ricardo Faria, a qualificação da tenente Emília como primeira mulher piloto de avião da Esquadrilha Pégasus é uma vitória para todos os mineiros e policiais militares que têm a missão de servir e proteger a população. “A tenente passou por um rigoroso e complexo treinamento e obteve resultados de alto nível, comprovando sua capacidade técnica e operacional e evidenciando que os céus das nossas Alterosas pertencem também às mulheres. Essa conquista demonstra a força e a leveza da mulher na nossa Instituição e na nossa sociedade”, ressaltou o comandante.
O histórico da aviação militar do estado conta com o registro de algumas mulheres como a tenente-coronel Flávia Rosana Munhoz Pereira Santos, pioneira no helicóptero; a tenente-coronel Renata Jeane Paiva Rocha, piloto de helicóptero e comandante da 3ª Base Regional de Aviação do Estado (Brave), em Montes Claros e a major Denisia Ferreira Oliveira também piloto de helicóptero.
Enviar comentário