Assim que assumiu o turno de Serviço na Sede do COMAVE, a guarnição aérea do Pégasus 14 recebeu um chamado oriundo do Corpo de Bombeiros da cidade de Ouro Preto/MG afirmando que havia quatro pessoas perdidas na mata passando dificuldades, e que a aeronave do Corpo de Bombeiros não decolaria por causa do por do sol.

A Guarnição do Pégasus 14 colocou os óculos de Visão Noturna (OVN) no bagageiro do helicóptero e decolou para Ouro Preto.

Chegou à mata que os estudantes estavam perdidos quase anoitecendo, realizou sobrevoo na área tentando localizá-los, quando a baixa luminosidade impediu que o voo continuasse com segurança.

Foi decidido que seria feito um pouso para configuração dos Óculos de Visão Noturna.

Retornando ao local, após intensa busca e monitoramento de obstáculos os quatro estudantes foram localizados, no entanto a aproximação para extração das vítimas foi dificultada devido o relevo íngreme do terreno, o vento forte, a existência de pedras e arvores altas e a falta de luminosidade.

Com o emprego de técnicas apuradas, o envolvimento profissional da tripulação, pautados na segurança de voo, a guarnição aérea decidiu por fazer a aproximação até uma pedra, e embarcar dois estudantes de cada vez. Feito dessa forma, os quatro foram resgatados e desembarcados em um campo de futebol. Dois de cada vez.

Vítimas:
Leandro Moreira Pinto. Jéssica Mônica Miranda. Ubaldo, Naihara Cruz e Silva.
Tamires Assunção Fernandes.

Guarnição Aérea:
Maj Flávio Barreto
Maj Leonardo de Castro
Sgt Sérgio Natalino
Sgt Tiago Junio

WhatsApp Image 2019-02-23 at 10.32.11