Comando de Aviação da PM de Minas realiza 03 missões aeromédicas em menos de 48 horas
30 de novembro de 2017 2min de leitura
30 de novembro de 2017 2min de leitura
Minas Gerais – No sábado (25), houve uma solicitação do SAMU para apoio em um transporte de uma criança de 07 meses de Governador Valadares para Belo Horizonte. O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais tentou realizar o transporte, contudo devido às condições meteorológicas desfavoráveis, não foi possível realizar o transporte com o helicóptero.
Foi acionado então o Comando de Aviação do Estado (COMAVE) da Polícia Militar de Minas Gerais, que disponibilizou o avião Pegasus 16, modelo King Air C90, pressurizado, capaz de realizar voos com auxílio de instrumentos e equipado com Kit aeromédico.
A equipe composta por um médico, uma enfermeira e um tripulante do Corpo de Bombeiros foi transportada para Governador Valadares, onde a criança aguardava para ser recebida para o traslado. Em menos de 50 minutos, o paciente já estava em Belo Horizonte.
Segundo o Dr. Elias do SAMU, o transporte aeromédico foi decisivo para o prolongamento da vida do pequeno Daniel, que enfrenta um quadro gravíssimo de infecção após passar por uma cirurgia do intestino.
No mesmo dia, a MG Transplantes solicitou o apoio para transladar um coração de Alfenas para Belo Horizonte. O Pégasus 16 decolou às 22hs e pousou em Alfenas 45 minutos depois. Após 3 horas de procedimentos médicos, a equipe embarcou com órgão e decolou de volta a Belo Horizonte, finalizando o translado às 04hs da manhã do dia 26.
Logo em seguida, já no domingo (26), por volta das 04:40 da manhã, houve novo acionamento. Desta vez para socorrer o filho de policial militar picado por uma cobra venenosa.
A criança de 10 anos foi levada para o hospital de Coronel Fabriciano, contudo o hospital não dispunha de ampolas suficientes de soro antibotrópico. Foi necessário então fazer contatos com hospitais próximos, mas somente no Hospital João XXIII em Belo Horizonte havia ampolas disponíveis.
Devido à distância, o transporte do medicamento não poderia ser realizado via terrestre, então foi desencadeada uma operação contra o tempo envolvendo um helicóptero e um avião para que o medicamento fosse transportado de Belo Horizonte até Coronel Fabriciano.
O COMAVE mantém equipes 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana, capazes de atender chamados em qualquer lugar de Minas Gerais, em no máximo uma hora e vinte minutos. Agilidade e prontidão fundamentais para salvar vidas e proteger a população mineira. A ajuda que vem do céu!
Enviar comentário