Comando de Aviação da PM de Minas Gerais adquire drone para apoiar o policiamento preventivo
05 de dezembro de 2017 1min de leitura
05 de dezembro de 2017 1min de leitura
Minas Gerais – Na manhã de sexta-feira (01) o Comando de Aviação do Estado (COMAVE), unidade da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), recebeu um drone que será empregado em missões de repressão a crimes contra o meio ambiente e em atividades de policiamento preventivo. Esse equipamento complementará o emprego operacional de uma aeronave remotamente pilotada (RPA) de asa fixa já utilizada no Policiamento Ambiental.
Trata-se de um Phantom 4 Advanced+ com controle com display integrado e saída HDMI (GL300E). Esse equipamento com seus assessórios (bolsa, hub carregador, cartão 64gb, Correia de pescoço) custou R$7.700,00. O drone foi adquirido com recursos da Diretoria de Meio Ambiente e Trânsito (DMAT) da Polícia Militar.
Esse modelo que integra o controle com display dispensa o uso de tablet, mas não suporta aplicativos (apps) de terceiros como litch, drone deploy e pixel 4d. Segundo o Cap PM Jean Carlos, “é uma boa opção para emprego preventivo, fotografia, filmagem e registro fotográfico de infrações pela conveniência de não ser necessário portar um tablet”. Caso seja indicado o uso de tablet, é necessário utilizar o controle convencional (GL300C).
Na segunda-feira (04) iniciaram os primeiros testes com o drone no emprego preventivo, buscando aumentar a visibilidade policial e assim aumentar a sensação de segurança. O equipamento foi utilizado em uma Base Comunitária Móvel de Belo Horizonte. Destaca-se que este modelo de RPA não será usado em atividades que demandem o sobrevoo de pessoas, atividades para as quais serão empregadas RPAs fabricadas para uso industrial que possuem maior confiabilidade.
Além disso, a Polícia Militar de Minas deverá publicar em breve, uma Resolução estabelecendo normas gerais de uso de aeronaves remotamente pilotadas. O COMAVE, como gestor das aeronaves do executivo estadual, será o órgão central para acompanhamento das atividades desenvolvidas com RPA na PMMG.
Enviar comentário