Cofen discute proposta de inserção do enfermeiro na regulação de urgências
14 de junho de 2017 1min de leitura
14 de junho de 2017 1min de leitura
A Comissão Nacional de Urgência e Emergência do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) recebeu, na terça-feira (6/6), representante da Secretaria de Saúde do Paraná, que apresentou proposta para inserção do profissional enfermeiro na Central de Regulação da Urgência e Emergências/Complexo Regulador.
Leia também: Cofen normatiza atuação do enfermeiro em aeronaves – Leia a Resolução.
“Nosso objetivo é fortalecer e qualificar o processo de trabalho das centrais reguladoras. Compartilhamos a certeza de que é importante regulamentar a atuação do enfermeiro nestes serviços, e ampliaremos a discussão”, afirma o conselheiro Luciano da Silva, coordenador da comissão.
As centrais reguladoras atuam como porta de entrada e ordenadora de fluxo no Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, o papel desempenhado pelos enfermeiros varia nos diversos complexos de regulação, podendo abranger funções administrativas, técnicas e gestão.
A comissão nacional foi estabelecida em maio, com convite a especialistas de outras regiões do Brasil, de modo a refletir a realidade da Urgência e Emergência no país. Integram a comissão, coordenada pelo conselheiro Luciano da Silva, os enfermeiros Sérgio Martuchi (SP), Eduardo Fernando de Souza (SP), Gilson Hanszman (RJ), Marcos Aurélio Fonseca (SE) e Marisa Malvestio (SP).
Leia a RESOLUÇÃO COFEN Nº 0551/2017
Fonte: Ascom – Cofen.
Enviar comentário