Secretaria de Segurança/TO realiza treinamento de resgate aeromédico
08 de junho de 2011 3min de leitura
08 de junho de 2011 3min de leitura
Foi realizado nesta quinta-feira (09/06/11), um treinamento simulado de resgate aeromédico com efetivo da Secretaria de Segurança, Justiça e Cidadania – SSJC, através do Centro Integrado de Operações Aéreas – CIOPAER, Polícia Militar-PM/TO, Corpo de Bombeiro Militar/BM, Sistema Integrado de Operações – SIOP e funcionários do Hospital Geral de Palmas.
Os trabalhos começaram com uma instrução, às 9 horas, no pátio do Corpo de Bombeiros Militar e no Hospital Geral de Palmas – HGP, para as equipes envolvidas no treinamento. A simulação, com a participação de um helicóptero, modelo Esquilo AS350 B3, da Secretaria da Segurança, Justiça e Cidadania, ocorreu das 14hs às 17hs, na Avenida Teotônio Segurado com a L0-11 e no HGP.
Por conta do convênio elaborado entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP e o Governo do Estado do Tocantins, eventos dessa natureza devem ser realizados periodicamente, já que fazem parte das ações que norteiam o trabalho da aeronave no estado.
Essas ações já vêm sendo realizadas em outras unidades da Federação, com apoio da Força Nacional de Segurança Pública e têm alcançado grande êxito, principalmente no que diz respeito ao treinamento, que é fornecido pela SENASP/MJ, aos operadores estaduais das unidades aéreas iniciantes na atividade.
Diante do esforço do Governo Siqueira Campos para equipar e tornar eficaz os serviços da Saúde no nosso Estado, a Secretaria da Segurança se une para colaborar e apoiar essa transformação. O treinamento tem por objetivo simular o resgate de vítimas de acidente automobilístico, propiciando aos profissionais das instituições envolvidas em operações reais, vivenciarem os procedimentos que devem tomar tendo apoio aéreo (helicóptero).
A instrução ocorreu às 09 horas, no pátio do Corpo de Bombeiros Militar e no Hospital Geral de Palmas – HGP. A simulação foi das 14hs às 17hs na Avenida Teotônio Segurado com a L0-11 e HGP.
A Secretaria da Segurança encontra-se em fase final de elaboração da contratação de manutenção, combustível, equipamentos de proteção individual e seguro para a aeronave, pertencente ao governo do Estado, bem como a aquisição prioritária de um caminhão de abastecimento com capacidade para cinco mil litros de combustível que apoiará as ações no interior do Estado.
FASE 1
A equipe do CIOPAER ministrou instrução básica de embarque e desembarque de vítimas na aeronave às equipes do BM Bombeiro Militar, PM Polícia Militar e HGP Hospital Geral de Palmas.
FASE 2
O policiamento ostensivo realizou o isolamento do local, chamando o Corpo de Bombeiros.
FASE 3
A equipe de resgate do Corpo de Bombeiros Militar fez os procedimentos iniciais para estabilizar a vítima. O serviço aéreo foi acionado via Sistema Integrado de Operações – SIOP.
FASE 4
Os militares expandem o isolamento para o pouso das aeronaves, observando as instruções transmitidas pelos tripulantes. A equipe de resgate do Bombeiro Militar repassou a vítima estabilizada aos tripulantes da aeronave, que estava acionada. Os tripulantes embarcaram a vítima na aeronave, iniciando o deslocamento até o HGP.
FASE 5
Após o pouso no HGP, os tripulantes a comando, permitiram que os funcionários do hospital se aproximassem do helicóptero para realizar a transferência da vítima até o interior da emergência e com a entrada da mesma na sala vermelha, houve o corte do motor.
Fonte: SECOM/TO
Enviar comentário