CIOPAER/TO participa de formatura de alunos socorristas e brigadistas em Ipueiras
06 de julho de 2019 2min de leitura
06 de julho de 2019 2min de leitura
Tocantins – Uma equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER/TO), da Secretaria da Segurança Pública de Tocantins, a bordo da aeronave do órgão, participou, na manhã de sexta-feira (28/06), no campo de futebol da cidade de Ipueiras, da solenidade de formatura do projeto social “Guerreiros em Ação”.
Na oportunidade, 28 alunos, entre 12 e 18 anos do referido projeto concluíram o curso de brigadista e socorrista escolar e foram agraciados com os certificados de conclusão.
Durante o evento, a equipe multmissão, a bordo do helicóptero do CIOPAER, apresentou, em linhas gerais, o trabalho desenvolvido pela unidade aérea aos garotos e garotas que estavam se formando, ressaltando os vários tipos de missões que são realizadas diariamente pela unidade utilizando o helicóptero, tais como resgates, remoções aeromédicas, serviço policial, defesa civil, e, sobretudo, das ações que envolvem a participação do Corpo de Bombeiros, uma vez que os formandos concluíram o curso de especialização voltado à área de salvamento.
Na ocasião, os integrantes da unidade aérea também falaram sobre as características da aeronave e das formas de acionamento que possibilitam a atuação da mesma, nos mais diferentes tipos de missões, em todas as regiões do estado.
Por meio de muita interatividade, os formandos puderam tirar dúvidas sobre o funcionamento da aeronave e seus equipamentos, aproveitando a presença dos dois pilotos, de um mecânico e de um operador aerotático, que tripulavam o “Tocantins 01”.
O projeto social Guerreiros em Ação não possui fins lucrativos e tem por objetivo preparar alunos de 12 a 18 anos para que possam ter noções básicas de primeiros socorros, combate a incêndios, salvamento (aquático, terrestre e altura), prevenção a acidentes domésticos, educação ambiental, civismo e cidadania, responsabilidade social, chefia e liderança, ordem unida, empreendedorismo, dentre outras disciplinas.
O referido projeto existe há nove anos e também possui como pressupostos tornar mais digna e feliz a vida de crianças e adolescentes carentes, bem como suas famílias, através de disciplinas que agregam conhecimentos, além da imersão dos alunos na prática de esportes, lazer, cultura, noções de saúde, vestuário e alimentação.
O município de Ipueiras fica, em linha reta, a 60 milhas náuticas (aproximadamente 106 quilômetros) de Palmas, tendo uma população de aproximadamente 2.000 pessoas, segundo o Censo de 2010.
Para o Delegado de Polícia Civil e Piloto, Leonardo M. Garrido da Nóbrega, “Ocasiões como esta, onde podemos falar da unidade, das coisas que fazemos e das possibilidades de uso do helicóptero para melhor atender a população tocantinense, nos estimula ainda mais e denotam que estamos no caminho certo.
E isso se potencializa quando o público é de jovens, especialmente dessa faixa etária, que está chegando à fase adulta, carente de boas referências”.
Enviar comentário