CIOPAER/TO efetua treinamento de policiais penais para procedimentos de embarque e desembarque em aeronaves
11 de setembro de 2021 2min de leitura
11 de setembro de 2021 2min de leitura
Tocantins – Com o intuito de manter a qualidade e eficácia das ações dos policiais penais, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça, realizou treinamento de ações com o uso de aeronaves, através de parceria com a Diretoria do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER/TO) da Secretaria de Segurança Pública de Tocantins. A instrução aconteceu na tarde de segunda-feira, 30/09, na sede do Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (GOPE), localizada na Unidade Penal de Palmas.
Segundo o coordenador do Grupo de Operações Penitenciárias (GOPE) da Seciju, Cleiton Leite Freire Arantes, manter-se atualizado quanto às técnicas é um objetivo fiel do policial penal. “O GOPE é um grupo em constante evolução, pois nós sabemos que a criminalidade também não é estática. Felizmente hoje conseguimos conciliar os horários de modo a conseguir executar esse treinamento de embarque e desembarque aéreo, que será muito útil, principalmente no deslocamento de urgência. No caso de uma crise em uma localização mais distantes, nós poderemos mandar os gopeanos, para que alinhados com as demais forças, possamos contribuir em prol da sociedade”, explicou.
O policial penal e gopeano 01, Wanderson Silva Veras, que participou do treinamento, conta como será a aplicabilidade. “Participaram 16 policiais penais do grupo, com a finalidade de melhorar e nivelar os conhecimentos com a CIOPAER, e assim nos prepararmos para possíveis crises. Pois, é fato que a ação com as aeronaves é muito mais efetiva e poderemos utilizar os conhecimentos de hoje para escolta de presos de alta periculosidade, recuperação de presos evadidos, transferência de operacionais, resolução de rebeliões, recuperação de materiais e pessoas perdidas ou extraviados. O conhecimento será de grande importância”, afirmou.
O treinamento
O major da Polícia Militar, Aldo Nery, ressaltou a importância do alinhamento destes conhecimentos para o sucesso das ações. “Foi realizada uma instrução de familiarização dos integrantes da Polícia Penal do Tocantins, especificamente no embarque, desembarque e voo, em que foi realizado o procedimento de aproximação da aeronave parada em solo e com os motores girando. Instruções como esta, são de suma importância, pela integração que nós temos com os policiais penais, pois nossas operações conjuntas são constantes, e é interessante que eles tenham essa familiaridade para que juntos possamos atingir os objetivos almejados”, concluiu.
Enviar comentário